Pós-cirurgia bariátrica e o consumo de bebida alcoólica: Entenda a recomendação

Quando falamos em bariátrica, logo nos lembramos dos tantos benefícios que o procedimento pode oferecer para quem sofre com a obesidade. No entanto, também não podemos nos esquecer dos cuidados que são necessários antes e pós-cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é um procedimento com potencial de mudar positivamente a vida do paciente sob diversos aspectos, não apenas quanto à sua aparência, como também no que diz respeito à sua saúde e autoestima.

Mas, para que isso seja possível, é preciso fazer algumas mudanças e adotar um novo estilo de vida. A seguir, compreenda as recomendações quanto ao consumo de bebidas alcoólicas no período pós-cirurgia bariátrica.

Os riscos do consumo de bebida alcoólica pós-cirurgia bariátrica

Apesar das inúmeras vantagens, a cirurgia bariátrica, para trazer os resultados esperados no longo prazo, demanda comprometimento do paciente.

Além de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e outras mudanças em relação a fatores psicológicos, é preciso atentar-se também quanto à ingestão de bebidas alcoólicas.

O consumo de álcool não é permitido nos primeiros seis meses pós-cirurgia bariátrica, mas esse tempo pode variar de acordo com o paciente e as instruções do médico. Isso acontece porque o álcool pode danificar as mucosas do estômago e do intestino, além de reduzir a absorção de nutrientes tão importantes nessa nova fase.

Depois desse período, quando ocorre uma readaptação do aparelho digestivo, a bebida alcoólica geralmente é liberada, porém não é recomendada, já que, além dos demais fatores, existe uma concentração intensa de calorias e gás, o que pode dificultar o processo de emagrecimento. Por esse mesmo motivo, assim como a cerveja, os refrigerantes também não são indicados.

Aumento do consumo de bebida alcoólica pós-cirurgia bariátrica

O problema com álcool atinge, em média, 25% dos pacientes e seu uso abusivo no período pós-operatório é a principal causa da recidiva (reganho de peso). 

Apesar das contraindicações, é relativamente comum os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica aumentarem o consumo de bebidas alcoólicas após o processo. Entre as principais condições para que isso aconteça, podemos destacar a compensação de calorias, ou seja, a pessoa imagina que após ter emagrecido pode beber à vontade e acaba “contornando” as restrições alimentares impostas. Outro fator desencadeador é que, com a cirurgia, o paciente sente-se mais à vontade para ter uma vida social mais movimentada. E isso, por vezes, vem associado ao consumo de álcool.

Por tudo isso, os pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica devem se conscientizar de que a obesidade é uma doença crônica. Por isso, caso ele não se controle, não mude seus hábitos e não faça um acompanhamento médico rigoroso, o reganho de peso pode ser inevitável.

Quer saber mais informações sobre o pós-operatório da cirurgia bariátrica? Então, baixe o nosso guia pós-operatório. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *