Conheça os tipos de tratamento da obesidade

Conheça os tipos de tratamento da obesidade

Cuidar do peso é muito mais do que preocupar-se com a estética, é também, valorizar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Por isso, realizar o tratamento da obesidade é extremamente importante para uma vida mais saudável e, consequentemente, mais feliz.

Engana-se quem pensa que a obesidade resume-se ao excesso de peso. Sim, a doença é caracterizada pelo acúmulo de gordura que, geralmente, é causado pela alta ingestão de muitas calorias e pela baixa taxa de atividade física, ou seja, o que é consumido é maior do que o gasto energético.

A massa corpórea (IMC) é que ajuda a definir o diagnóstico da obesidade. Para calcular o IMC, basta dividir o peso pela altura ao quadrado. A tabela de classificação funciona da seguinte forma:

  • IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso.
  • IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I.
  • IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II.
  • IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

Neste artigo, saiba mais sobre esse problema e descubra os tipos de tratamento para lidar com a obesidade. Acompanhe a seguir.

A importância do tratamento da obesidade

Só no Brasil, a obesidade já atinge cerca de 20% da população, enquanto o sobrepeso acomete mais da metade. Os números estão crescendo cada vez mais intensamente e, por isso, o mundo está em estado de alerta quando o assunto é o tratamento da obesidade.

A doença também é considerada um fator de risco para uma série de outros problemas, como hipertensão, doenças do coração, artrite, apneia, diabetes tipo 2, entre outras.

Diante desse problema de proporções tão expressivas, o tratamento da obesidade tem sido cada vez mais demandado na sociedade.

Tratamento da obesidade: clínico

A base do tratamento clínico da obesidade é a mudança de hábitos, tanto os alimentares, quanto os relacionados à prática de exercícios físicos.

Na alimentação, o foco é manter uma dieta balanceada, reorganizar os horários das refeições, além de conscientizar o paciente em relação à comida e ao que ela representa em sua vida.

Já quanto às atividades físicas, é válido qualquer exercício que resulte em gasto energético. Entre os benefícios de praticar exercícios, podemos destacar a diminuição do apetite, o aumento da ação de insulina, a melhora do perfil de gordura, entre outros. No entanto, para isso, a atividade física deve ser realizada regularmente.

Para que o paciente entenda a real necessidade dessa mudança de hábitos, uma equipe transdisciplinar de profissionais, como psicólogo e nutricionista, acompanham essa etapa.

Tratamento da obesidade: cirúrgico

Quando o tratamento clínico da obesidade falha ou não traz resultado, é indicado o procedimento cirúrgico, conhecido como cirurgia bariátrica e metabólica.

Nesse cenário, para cirurgia bariátrica, encaixam-se pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 40 kg/m2 e pacientes com IMC maior do que 35 kg/m2 que apresentam doenças agravadas pela obesidade e para cirurgia metabólica, pacientes com IMC entre 30 kg/m2 e 34,9 kg/m2.

É importante saber que quando o tratamento cirúrgico é indicado, outros cuidados como a mudança de hábito, referente à alimentação e a exercícios físicos devem ser associados aos resultados da cirurgia.

Ainda, uma equipe completa deve acompanhar o paciente antes, durante e após a cirurgia para que ele alcance seus objetivos e tenha uma vida mais saudável.

E para saber mais sobre o tema, confira nosso artigo abordando outros detalhes sobre a cirurgia bariátrica.

11 comments on “Conheça os tipos de tratamento da obesidade

  1. meu imc esta em 31, 5. Eztou pré diabetica,triglicérides altos, estaria apta a operar? Já tentei de td e nao emagreço.Neu convênio é Sompo.

  2. Boa noite já fiz de tudo passo com endócrino e tbm nutricionista só q emagreço e engordou de novo ..gostaria q me ajudassem pois tenho 1.63 de altura e 110 kg meu convênio e sus estou com colesterol e triglicérides altos faço caminhada e de 2 e 4 faço outras atividades na sociedade obrigada fico no aguardo.

  3. Tenho muita dificuldade de emagrecer, tenho 1,67alt e 90kls minha circunferência abdominal é de 108 tenho apneia do sono e pressão alta moro de medo de ter um infarto..

  4. Boa tarde
    Já fiz todo tipo de dieta passei com endócrinologista ,nutricionista e até com ortomolecular e não consigo emagrecer.
    Tenho 1.62 peso 82quilos
    Será se posso fazer bariátrica não tenho convênio?

  5. Olá, Mônica. Como vai?

    Primeiro, você deve passar por uma avaliação clínica com algum dos nossos profissionais para investigar se você tem ou não indicação para cirurgia bariátrica.

    Se confirmada a indicação, você deverá seguir com um protocolo de atendimentos com nossa equipe transdisciplinar (psicóloga, nutricionista, endocrinologista) e realizar exames clínicos (externo).

    Você pode agendar essa avaliação contatando-nos por telefone: 11 3046-9393 (esse número também responde ao WhatsApp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *