O que é saúde para você? Conheça o conceito de saúde integral

Saiba mais sobre o que é e como buscar a saúde integral em sua rotina.

Geralmente, associamos o fato de se sentir bem à qualidade da nossa saúde, mas nosso bem-estar vai muito além de não sentirmos dores físicas ou apresentarmos doenças diagnosticadas. Essa visão holística é a base do conceito de saúde integral.

Continue a leitura e compreenda mais sobre ele e dicas de como atingir um bem-estar mais integral em sua vida.

O que é saúde integral?

Como seres humanos, somos formados por dimensões físicas, mentais, sociais e espirituais, as quais precisam estar em equilíbrio para chegarmos a um estado completo de bem-estar. Essa é a definição que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou para o termo saúde em 1946.

A partir dessa visão, para alcançarmos uma qualidade de vida e de saúde mais abrangente, é necessário buscar algo além de tratar doenças que atinjam a dimensão física.

Afinal, diversos fatores podem trazer desiquilíbrio. No aspecto mental, por exemplo, rápidas mudanças, discriminação, violência, relacionamentos abusivos, ambiente de trabalho estressante, entre vários outros elementos podem desencadear traumas psicológicos que levam a uma baixa qualidade de saúde e a problemas como os relacionados ao bem-estar mental, autoestima, entre outros.

O aspecto espiritual é outro influente na qualidade de vida. Desde o final dos anos 1970, a OMS reconhece o bem-estar espiritual como uma dimensão importante para o equilíbrio do ser.

Porém, vale ressaltar que esse conceito não está associado à religiosidade ou a crenças religiosas. Como humanos, somos também seres espirituais, temos a necessidade de refletir sobre a nossa própria existência e pensar além de nós mesmos.

Dicas para buscar sua saúde integral

Há alguns hábitos e boas práticas simples que podem ser determinantes para se chegar ao equilíbrio e promover uma vida realmente saudável. Entre eles, podemos destacar:

  • Alimente-se bem
    Procure não pular refeições. É importante que você tenha, no mínimo, três refeições diárias. Escolha uma dieta o mais natural possível, alimentos (https://www.sallet.com.br/como-introduzir-mais-legumes-frutas-e-verduras-na-alimentacao/) in natura ou pouco processados contêm todos os nutrientes e vitaminas necessários para o nosso corpo.
  • Beba água
    Outro ponto fundamental: beba água. Nosso corpo é uma máquina e, para seu bom funcionamento, devemos beber, pelo menos dois litros e meio de água por dia. Carregue sempre uma garrafinha com você, isso ajudará a lembrar de beber. Também há diversos aplicativos que emitem notificações para isso.
  • Descanse sua mente
    Encontre atividades que lhe tragam prazer. Desde caminhada, uma corrida noturna, tocar algum instrumento, ler um livro ou adotar um cachorro. Tudo é válido para que seu cérebro encontre felicidade nas coisas simples e rotineiras.
  • Durma bem
    Uma boa noite de sono é essencial para o funcionamento do corpo e da mente. É possível utilizar chás para ajudar, músicas e sons da natureza ou outros métodos que ajudem a estimular o sono.
  • Mexa-se
    Adotar a prática regular de exercícios físicos pode trazer diversos benefícios para a sua saúde integral.

Consulte um especialista para montar uma grade de treinos adequada para seus objetivos e exercite-se em momentos cotidianos — ao optar pela escada e não pelo elevador, por exemplo.

  • Converse com quem você ama
    Vivencie momentos de qualidade com as pessoas que você ama. Evite o uso exagerado de smartphone e promova conversas face a face.

Como seres sociáveis que somos, essa é uma necessidade para atingirmos maior equilíbrio e termos favorecida nossa saúde integral.27

Para saber mais, conte conosco. Temos uma equipe multidisciplinar pronta para te ajudar a manter sua saúde integral em dia! Fale com o Instituto de Medicina Sallet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *