Como se manter motivado a fazer atividades físicas?

Como se manter motivado a fazer atividades físicas?

Que realizar atividades físicas é importante, você já deve saber, certo? No entanto, apesar dos inúmeros benefícios trazidos por essa prática, muitas pessoas acabam não encontrando a motivação necessária para realizá-las rotineiramente.

Praticar atividades físicas é fundamental para melhorar nosso condicionamento, evitar à  obesidade, reduzir o estresse, prevenir e tratar diversos tipos de doenças, melhorar a qualidade do sono, entre outros diversos ganhos.

A seguir, veja dicas para manter sua motivação e melhorar seu desempenho com a prática de atividades físicas. Acompanhe!

6 boas práticas para manter a motivação e melhorar a performance com as atividades físicas

1. Estabeleça metas em suas atividades físicas

O ser humano é orientado a desafios. São eles que ajudam a manter nossa concentração e engajamento nas atividades. Com o exercício físico isso não é diferente.

Saber qual é seu objetivo fará com que você se discipline e se motive a manter uma rotina de atividades físicas e melhore cada vez mais o seu desempenho nelas.

2. Faça uma atividade prazerosa

Sobretudo se você está deixando o sedentarismo para iniciar uma atividade física, escolher uma opção que lhe seja mais prazerosa ajudará no comprometimento com esse desafio e a não deixá-lo de lado em sua rotina.

3. Para elevar a motivação, faça as atividades em conjunto

Se está faltando ânimo para manter uma rotina de atividades físicas ou para atingir seus objetivos, fazer os exercícios com um amigo, por exemplo, pode ajudar a reverter esse quadro.

Desse modo, um irá incentivar o outro na continuidade da prática, a torná-la ainda mais prazerosa e a melhorar seu desempenho. Ainda, conforme estudo, fazer os exercícios com alguém que você goste é uma ação importante para a redução do estresse.

4. Conte com o auxílio de um profissional

Mesmo aquelas pessoas que apresentam um perfil mais independente, sobretudo no início, podem se beneficiar do auxílio de um profissional – como personal trainer ou instrutor.

Ele ajudará a fornecer mais segurança na execução da atividade, a montar seus treinos, a definir frequência e exercícios ideais, além de atuar na prevenção de lesões. Ainda, irá monitorar sua evolução – o que é um ótimo combustível para elevar a motivação com a prática física.

5. Faça aquecimento e tenha atenção à respiração

O aquecimento é um momento importante para preparar o corpo para o exercício físico. Ele auxiliará na proteção contra lesões e deixará seus músculos prontos para as atividades, sendo recomendado antes e após os treinos – neste último caso, para eliminar as tensões que o esforço muscular do exercício pode gerar.

Nesse momento, é fundamental dar uma atenção especial à respiração, evitando respirar pela boca e dando preferência à respiração abdominal em detrimento à peitoral – com isso, você terá uma melhor oxigenação do corpo, favorecendo uma melhor performance durante seu exercício.

6. Alie a atividade a uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável, que forneça todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, é essencial para a prática de atividades físicas e para potencializar seus resultados.

Ela ajuda o corpo a ganhar mais força para a atividade e a aumentar sua massa muscular. Ainda, estar bem alimentado auxilia seu corpo a render bem durante os treinos e a evitar problemas como a tontura, por exemplo.

Um nutricionista poderá ajudá-lo a montar uma dieta e uma rotina alimentar equilibrada para suas necessidades e para elevar seu desempenho durante os exercícios.

E então, pronto para manter a motivação e melhorar sua performance com a prática de atividades físicas? Para ter resultados ainda melhores, confira nosso artigo com dicas de hábitos que ajudam no emagrecimento saudável e na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *