Cirurgia bariátrica: qual o momento certo de fazer?

Qual o momento certo de fazer uma cirurgia bariátrica?

Com a evolução da ciência, diversas soluções de tratamento já estão disponíveis para quem tem obesidade ou apresenta fatores de risco para desenvolver o problema. A cirurgia bariátrica, por exemplo, é uma opção efetiva e transformadora. No entanto, ela não pode ser considerada como solução em todos os casos.

Neste artigo, saiba mais sobre a cirurgia bariátrica, suas indicações e períodos adequados para se fazer esse tratamento. Acompanhe a seguir.

Cirurgia bariátrica como opção para lidar com o problema da obesidade

Ao contrário do estigma que circundou a cirurgia bariátrica por um tempo, esse não é apenas um recurso estético – embora seus efeitos também se propaguem na autoestima e na imagem do paciente.

Na verdade, esse é um tratamento muito importante para se lidar com um dos grandes males de nosso tempo: a obesidade.

Atualmente, conforme levantamento, o Brasil figura entre as dez nações que mais sofrem com a obesidade infantil. Outro dado alarmante é que ela já é tida como a segunda maior causadora de óbitos no mundo, de modo direto ou indireto. Isso porque outras doenças e problemas de saúde também estão relacionados à obesidade, como patologias cardiovasculares, músculo-esqueléticas e diabetes tipo 2. 

Nesse contexto, para lidar com o problema e prover o tratamento necessário para determinados casos moderados e mais graves de obesidade, há a alternativa trazida pela cirurgia bariátrica.

O que é cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica passou a ser uma solução quando foi constatado que pessoas com IMC acima de 40 possuíam grande probabilidade de morte. Isso não só pelo ganho de peso, mas também devido ao surgimento de outras doenças que podem se agravar.

A cirurgia bariátrica tem como intuito diminuir o peso de pessoas com o IMC muito elevado, para que, assim, seja possível reduzir a mortalidade e o aparecimento ou agravamento de doenças associadas.

Quando e quem pode fazer a cirurgia bariátrica?

A obesidade é a mais moderna das pandemias, para se ter ideia, cerca de 20% dos brasileiros são obesos. Para chegar a essa estatística, é avaliado o índice de massa corpórea que calcula peso/altura x altura.

A pessoa considerada saudável possui IMC entre 18,5 e 24,9. O sobrepeso fica entre 25 e 29,9. Já a obesidade é constatada ao atingir-se 30 ou mais.

A cirurgia bariátrica só é uma alternativa para pessoas com índice de massa corpórea acima de 40 kg/m2 ou acima de 35 kg/m2, quando associado a doenças de risco, como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão, etc.

Para proteger os pacientes, o Conselho Federal de Medicina regulamentou as indicações e os tipos de procedimentos cirúrgicos que podem ser utilizados no Brasil para tratar os pacientes com obesidade mórbida. Por isso, a cirurgia bariátrica só é indicada quando os benefícios são consideravelmente maiores do que os riscos.

A cirurgia pode ser realizada em pessoas abaixo de 16 anos, desde que tenha uma orientação médica e a autorização dos pais. Em indivíduos acima de 65 anos deve-se avaliar criteriosamente os riscos cirúrgicos, a presença de doenças, a expectativa de vida e outros aspectos particulares. Em alguns casos nos quais o paciente apresenta quadros psicóticos ou demenciais graves ou moderadas, o procedimento também não é indicado.

Para que a cirurgia seja realizada com sucesso, os cuidados e a mudança de hábito devem começar ainda no pré-operatório. Por exemplo, não é recomendado o uso de drogas ilícitas ou álcool.

O paciente e seus familiares devem reconhecer que esse é um novo ciclo, portanto, a partir do momento em que a cirurgia é marcada, é preciso mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida.

Vale lembrar, ainda, de que todos os pacientes deverão passar por avaliação cardiológica e apresentar um risco cirúrgico-anestésico compatível com o procedimento proposto.

 

Se você está pensando em avaliar a realização de uma cirurgia bariátrica, faça nosso teste para descobrir o seu índice de massa corpórea.

5 comments on “Cirurgia bariátrica: qual o momento certo de fazer?

  1. mas creio q uma cirurgia desse porte é muito caro, mas gostaria d saber quais os convênios q cobre e qual o tempo d carência

  2. Meu IMC é de 40.40 porém infelizmente não tenho condições algo que fazer uma cirurgia desse porte, tenho 39 anos, estou desempregada, estou vivendo atualmente com o salário mínimo do benefício do meu filho mais velho que é especial, e fazendo bico quando posso mais queria muito ter condições de fazer a cirurgia e também retida de excesso de pele na barriga, sinto dores pelo corpo todo, principalmente nas juntas….

  3. Sofro com obesidade há anos, ja tentei todos os tipos de medicamentos, nutricionista, dietas e tudo e q se pode imaginar, mas nada , sofro muito com asma , e dores no corpo por desgaste!!! Mas sei q pra mim esse sonho e impossível!!

  4. Sofro com obesidade há anos, já tentei todos os tipos de medicamentos, dietas, nutricionista e nada , sofro muito com asma, com dores pelos desgastes dos ossos e o poir sofrimento e a alto estima que e 000 !!! , mas essa cirurgia e um sonho, pra empossivel de alcançar, obrigado pelo desabafo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *