Atendimento Multidisciplinar – Conheça a forma mais eficiente de tratamento da obesidade e doenças metabólicas

Atendimento Multidisciplinar - Conheça a forma mais eficiente de tratamento da obesidade e doenças metabólicas Instituto Sallet 2

A obesidade, por ser uma doença crônica e multifatorial, pode ser tratada de diferentes maneiras. Nem sempre a perda de peso e sua manutenção em longo prazo são tarefas fáceis. Por isso, a indicação da cirurgia bariátrica e metabólica tem sido mais frequente. Além de ser uma forma eficiente de emagrecer, o paciente melhora o quadro geral da sua saúde. No entanto, não basta apenas submeter-se ao procedimento cirúrgico.

O paciente deve seguir uma série de cuidados e orientações para perder peso e manter essa perda, além de melhorar sua condição clínica. Dessa forma, além de muita força de vontade, ele deve ter acompanhamento transdisciplinar especializado em todas as fases do tratamento. Isso permite resultados satisfatórios e duradouros.

Se você quiser saber mais sobre o assunto continue lendo este artigo. Aqui você encontrará mais informações sobre atendimento multidisciplinar, a maneira mais eficiente de tratamento da obesidade no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica e metabólica.

Como funciona o atendimento multidisciplinar?

Antes mesmo de passar pela cirurgia bariátrica é importante que o paciente seja atendido por médicos de diferentes especialidades, os quais devem estar trabalhando em conjunto. O recomendado é que nesse grupo haja, além de nutricionista e psicólogo, preparadores físicos, psiquiatras, endocrinologistas e outros. Cada profissional possui a sua importância no tratamento ao paciente.

Com cada especialista são trabalhados aspectos de fundamental importância para o preparo e tratamento do paciente, nos quais incluem a autoimagem, adequação de programa alimentar, controle de ansiedade, suplementos nutricionais e motivação do paciente. Juntos, esses especialistas transdisciplinares conseguem promover melhores resultados em médio e longo prazo.

 

Atendimento Multidisciplinar - Conheça a forma mais eficiente de tratamento da obesidade e doenças metabólicas Instituto Sallet

 

Atendimento multidisciplinar no pré-operatório

A importância do atendimento multidisciplinar em pré-operatório está, principalmente, em fazer com que o paciente entenda a razão do seu ganho de peso excessivo e construa expectativas reais como resultado da intervenção cirúrgica.

As principais causas do ganho excessivo de peso são doenças metabólicas, distúrbios emocionais, alta ingestão calórica, inatividade física, entre outros. Esse entendimento é importante para facilitar e otimizar o planejamento do tratamento pós-operatório. Assim, há maiores chances de sucesso.

Além disso, é antes mesmo da cirurgia bariátrica que a equipe multidisciplinar começa a trabalhar questões relacionadas ao aspecto emocional e à autoimagem do paciente. Esses dois fatores são principalmente importantes quando os pacientes obesos sofrem de depressão e ansiedade.

No pré-operatório é preciso, ainda, conhecer os hábitos alimentares do paciente. Isso é fundamental para preparar um cardápio equilibrado e em conformidade com suas necessidades nutricionais, que deverá ser iniciado antes mesmo da cirurgia.

Também, é orientação das Federações Internacionais envolvidas com esta especialidade que todo paciente seja submetido a correções de eventuais deficiências nutricionais antes de operar.

Atendimento multidisciplinar pós-operatório

Enquanto o atendimento multidisciplinar no pré-operatório funciona para conhecer o paciente, suas necessidades e prepará-lo para as mudanças, depois da cirurgia bariátrica se torna ainda mais importante o acompanhamento em conjunto.

O atendimento especializado de diferentes profissionais no pós-operatório tem a principal função de ajudar o paciente a colocar em prática todos os cuidados e recomendações que devem ser seguidos. Só assim consegue-se obter o sucesso esperado após a cirurgia.

Além disso, embora a perda de peso seja grande logo após o procedimento, poderão haver efeitos adversos já esperados, como queda de cabelo e enfraquecimento das unhas. Existem protocolos médicos bem estabelecidos capazes de minimizar esses sintomas.

Da mesma forma que acontecia com a obesidade anteriormente, os efeitos secundários à cirurgia bariátrica podem levar a alterações da autoimagem do paciente. E para tornar essas implicações menos agressivas, é essencial o adequado acompanhamento nutricional, endocrinológico e psicológico.

Você sabe qual é o seu IMC (Índice de Massa Corporal)? Clique aqui, faça o teste gratuito e descubra sua classificação.

Na grande maioria dos casos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica em Centros de Excelência apresentam incontáveis benefícios: melhora da qualidade de vida, redução de custos com medicações que antes eram aplicados ao tratamento das comorbidades, maior controle da fome, retomada do convívio social, retorno às práticas de atividades físicas regulares, melhora da autoestima, entre outros.

Aproveite! Se você apresentar obesidade em grau elevado pesquise por centros renomados em Cirurgia Bariátrica e Metabólica e agende uma avaliação com todos os especialistas da equipe multidisciplinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *