9 dicas de como cuidar da saúde mental

IMS - Listamos 9 dicas de como cuidar da saúde mental:

Quando se fala em saúde mental ainda há um tabu enorme, muitas pessoas tem preconceitos sobre o assunto. Infelizmente, a educação emocional não é muito praticada em nossa sociedade e as pessoas têm medo ou vergonha de falar sobre suas emoções e sentimentos. Adoecer mentalmente não é, de forma alguma, um sinal de fraqueza que você é inferior aos outros, pelo contrário, demonstra que você foi forte, aguentou enquanto pode, mas que agora precisa de ajuda.

Listamos 9 dicas de como cuidar da saúde mental:

1 – Cuide da alimentação.
Comer bem não tem a ver apenas com a boa forma física, mas com o bem-estar geral. Opte por um cardápio variado e equilibrado.

2 – Pratique atividades físicas.
Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde e bem-estar emocional.

3 – Priorize o sono.
É muito importante dormir bem, tendo uma boa rotina de sono. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos mentais/emocionais.

4 – Tenha momentos dedicados às pessoas queridas.
É importante conviver com amigos, familiares e pessoas que nos fazem bem.

5 – Reserve um tempo para o lazer.
Faça atividades que te deixem feliz. Ler, dançar, desenhar, jogar e o que mais puder te tirar de pensamentos de preocupação e obrigação do dia a dia.

6 – Esteja em contato com a natureza.
Faz bem para o corpo e para a mente estar ao ar livre, conectando-se ao meio ambiente e escapando um pouco da rotina puxada do trabalho e da casa.

7 – Desenvolva sua fé.
A fé independe de crença ou religião. A fé está ligada à forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas, ao otimismo, à crença na vida e em algo que tenha significado para você.

8 – Conheça a si mesmo.
Existem várias formas de se conhecer como terapias, meditação, teatro, atividades lúdicas, self-care.

09 – Permita-se sentir.
É importante aceitar todos os seus sentimentos. Nossa cultura impôs que não é bom sentir raiva ou tristeza, mas estes sentimentos são importantes para que possamos ficar mais fortes e valorizarmos os sentimentos de amor, alegria, realização.

 

Você já teve chance de planejar novas determinações para este ano? Sempre é hora de começar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *