5 Benefícios da Cirurgia Bariátrica

Os benefícios da cirurgia bariátrica em longo prazo vão além da perda de peso. Descubra 5 ganhos potenciais possibilitados pela cirurgia.

Os benefícios da cirurgia bariátrica, quando combinada com a adoção de novos hábitos mais saudáveis orientados pela equipe médica do paciente, são diversos e podem ser sentidos em curto, médio e longo prazo. 

Neste artigo, descubra mais sobre alguns benefícios possíveis ao paciente submetido ao procedimento e veja como a cirurgia bariátrica ajuda a transformar a vida de quem sofre com diversos problemas associados à obesidade. Acompanhe a seguir.

1. Redução do risco de doenças associadas à obesidade

A obesidade mórbida é uma doença crônica, inflamatória, incurável, multifatorial e fatal. Pode levar ao desenvolvimento do diabetes tipo 2, doenças cardíacas, derrame e também tem sido associada a alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama e câncer de cólon. Um estudo recente trazido pelo Medical News Today sugere também uma ligação entre obesidade e câncer de pâncreas.

Um dos grandes benefícios da cirurgia bariátrica é a minimização dos riscos a diversas doenças associadas à obesidade – conhecidas como comorbidades. 

Além disso, a cirurgia bariátrica promove a melhora ou remissão de muitas comorbidades já instaladas no organismo. A melhora do diabetes tipo 2, por exemplo, ocorre em torno de 80-90% dos operados, a hipertensão arterial em torno de 70-80%, a apneia do sono em mais de 90% e doenças osteoarticulares em 90% dos submetidos a essa intervenção cirúrgica. 

2. Otimização da saúde emocional e psicológica

Outro benefício da cirurgia bariátrica é a melhora significativa dos problemas psicológicos e inseguranças emocionais que podem acometer os pacientes obesos.

Muitas pessoas que sofrem com a obesidade se sentem deprimidas, ansiosas e com problemas de autoestima. Isso, por vezes, incorre em isolamento social e a diversos tipos de transtornos psicoemocionais, o que acarreta uma série de dificuldades a serem vencidas.

Quando se submete à cirurgia bariátrica e o acompanhamento psicológico pós-operatório é mantido, o paciente tende a lidar melhor com sua nova auto-imagem, a elevar sua autoestima,  a se sentir mais seguro emocionalmente para estabelecer novos e mais saudáveis hábitos de vida.

3. Melhor qualidade de vida 

A obesidade está associada a prejuízos significativos na qualidade de vida. Em particular, a obesidade pode causar limitações físicas, fadiga, queda produtiva, problemas sociais, entre outros.

Com a cirurgia bariátrica e a adoção de hábitos mais saudáveis recomendados pela sua equipe transdisciplinar, o paciente consegue melhorar sua mobilidade, reduzir sua ansiedade e problemas de autoestima, retomar suas interações sociais e, até mesmo, melhorar sua função sexual.

4. Maior longevidade 

Diversos estudos demonstram que pacientes que apresentavam obesidade mórbida e que realizaram cirurgia bariátrica e seguiram as orientações da equipe transdisciplinar podem apresentar menor risco de morte do que pessoas obesas que não se submetem à cirurgia.

Um desses estudos apontou uma redução de até 89% na mortalidade ao longo de um período de observação de 5 anos para indivíduos que fizeram cirurgia bariátrica quando comparados aos que não a realizaram.

Outro estudo comparando taxas de mortalidade de pacientes bariátricos e não bariátricos demonstrou uma redução superior a 90% na morte associada ao diabetes e uma redução superior a 50% na morte por doença cardíaca.

5. Melhor qualidade do sono

A apneia do sono é um problema que acomete 70% das pessoas obesas e até 80% das que apresentam obesidade mórbida. E isso resulta em uma qualidade no sono prejudicada. 

No entanto, um dos benefícios da cirurgia bariátrica é melhorar esse aspecto da vida do paciente. Depois do procedimento cirúrgico, com a diminuição dos níveis de gordura no pescoço e no abdome, a tendência é de que o paciente consiga respirar melhor e apresente menos pressão sobre a barriga enquanto dorme. E tudo isso contribui para noites de sono mais tranquilas e ininterruptas. 

 

Você já conhecia esses benefícios da cirurgia bariátrica? Para continuar se informando sobre o tema, siga acompanhando nosso blog. Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *