Você se pesa todos os dias? Abandone esse hábito imediatamente!

Você se pesa todos os dias? Abandone esse hábito imediatamente!

Pode parecer algo corriqueiro para quem está querendo perder peso, mas acredite que utilizar a balança diariamente pode ser uma grande armadilha.

Sabemos que todo o processo de emagrecimento tem relação com motivação, persistência, autocontrole, consistência nos hábitos alimentares e rotinas de atividades físicas. O emagrecimento saudável não ocorre de forma rápida, por isso, temos que respeitar o tempo que o corpo precisa para se adaptar aos novos estímulos. Pesar-se todos os dias pode trazer ansiedade, sentimento de culpa e isso pode ter efeitos contrários aos desejados.

Por que não devemos nos pesar todos os dias?
Embora haja casos em que esse hábito ajuda o paciente a fazer um registro e controle sobre o seu peso e outros marcadores associados à dieta e às atividades físicas, essa rotina não ocorre com boa parte das pessoas.

Para quem está em busca de emagrecimento duradouro, encarar a balança frequentemente pode, na verdade, trazer sofrimento e desmotivação. Nem sempre o resultado no visor da balança é um retrato preciso sobre tudo o que está acontecendo com o corpo.

Como encarar a balança de forma mais saudável e positiva?
Emagrecer é um processo contínuo e de longo prazo. Portanto, não é algo que se consegue obter de maneira imediata. Perder peso de forma consistente, demanda, assim, a criação e manutenção de novos hábitos.

Quem se pesa todos os dias pode acabar se angustiando por não ver um número menor na balança e, como consequência, desistir da dieta ou, ainda, vivenciar um quadro de fome emocional, descontando na comida a sua frustração.

É preciso desenvolver uma relação mais saudável com a balança. Para isso, a indicação é adotar o hábito de checar o peso apenas uma vez por semana. Isso ajudará no monitoramento da variação de peso e a evitar situações de estresse em relação aos resultados de curtíssimo prazo.

Também é recomendado se pesar pela manhã, em jejum, e no mesmo dia da semana, sobretudo na segunda-feira, como recurso para ajudar o paciente a evitar sair da dieta no fim de semana. Algumas pessoas preferem se pessar às quintas-feiras, quando o organismo já eliminou eventuais retenções de líquidos e outros elementos provenientes de abusos do final de semana.

Quais alternativas utilizar para acompanhar o processo de emagrecimento?
É importante inclua outras formas de acompanhamentos os resultados em sua rotina. O exame de bioimpedância e o scanner corporal são exames que permitem avaliar os resultados do tratamento com mais precisão.

Seu peso na balança pode não alterar de forma significativa ou mesmo permanecer estacionado, se seu corpo estiver perdendo gordura e ganhando massa — o que é algo bastante positivo. Nesse tipo de situação, considerar apenas o peso diário não reflitirá os resultados benéficos que estão sendo conquistados com seu programa de emagrecimento.

Por esse motivo, o acompanhamento junto a um profissional da nutrição, a partir de outros exames complementares como o de bioimpedância, ajudará a demonstrar as mudanças e melhorias na composição corporal do paciente.

Quer receber mais dicas sobre como emagrecer com saúde? Acesse nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

2 comments on “Você se pesa todos os dias? Abandone esse hábito imediatamente!

  1. O estômago volta a ficar largo com um tempo?? Eu fiz Baypes tem um ano e 7 meses, como de tudo tudo

  2. Boa tarde, Maria.

    Tudo bom?

    Na técnica by-pass, o estômago têm sua capacidade de forma definitiva, ficando apenas com cerca de 20% do volume gástrico. Para isso, são usados grampeadores cirúrgicos, formando uma pequena bolsa, conhecida como “pouch”. O restante do estômago, continua no abdômen, porém os alimentos são desviados e não passam mais por ele. Essa restrição de passagem de alimentos acontece pela estreita emenda (anastomose) entre o novo estômago e o intestino.

    No início a alimentação costuma ser mais restritiva e exige um processo de adaptação as novas características do estômago, isso causa com mais frequência pequenos desconfortos, o que limita mais a ingestão nos primeiros meses. Após o primeiro ano cirúrgico a aceitação e mastigação do paciente melhora, o que possibilita que ele coma de tudo. É importante manter boas práticas alimentares e atividade física regular para manter os resultados obtidos.

    Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393.

    Atenciosamente,
    Equipe de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *