Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Doenças Metabólicas: Conheça as técnicas disponíveis

Ebook Técnicas Cirúrgicas para tratamento da Obesidade

Você conhece quais doenças estão ligadas à obesidade? E quais as cirurgias de redução de estômago existem? Nesse eBook você conhecerá os detalhes de cada tipo de procedimento e quais são as indicações.

A obesidade é uma doença crônica que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. Sua principal característica é o acúmulo de gordura corporal (tecido adiposo) que pode causar diversos tipos de doenças e problemas de saúde, que prejudicam a qualidade de vida do paciente e pode até levar a morte.

O acúmulo de gordura corporal normalmente é causado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos ou com muito açúcar e ainda pela quantidade exagerada de alimentos, em nível maior do que o necessário para a manutenção do organismo e de suas atividades diárias. O acúmulo de calorias acontece quando o consumo é maior do que o gasto de energia.

Existem ainda algumas doenças, hormonais por exemplo, que podem causar o aumento de peso e o acúmulo de gordura corporal.

Pesquisas indicam que, no Brasil, existem 18 milhões de pessoas com índices corporais que indicam obesidade. Quando somamos esse número com as pessoas com sobrepeso esse número chega a 70 milhões.

O diagnóstico da obesidade é realizado pela junção de diversas avaliações, mas um dos principais itens é o Índice de Massa Corporal (IMC). Quando este número é superior a 29,9, é diagnosticada a obesidade.

O cálculo do IMC é realizado pela divisão do peso (em quilos) do paciente pela altura (em metros) elevada ao quadrado.

Conheça seu IMC!

Quando a cirurgia é indicada no tratamento da obesidade?

A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis no mundo, chagando a 3,4 milhões de adultos no período de um ano. Na Europa cerca de 8% das mortes são consequências diretas do excesso de peso da pessoa.

A obesidade provoca também a redução da expectativa de vida em cerca de 6 a 10 anos dependendo do caso. Em mulheres pode chegar a 16 anos!

No Brasil, o Conselho Federal de Medicina determina 21 tipos de doenças associadas à obesidade que podem levar a indicação da cirurgia bariátrica.

Mas antes de se submeter à cirurgia é preciso passar por um tratamento multidisciplinar. Se o paciente não obtiver sucesso poderá se candidatar à cirurgia.

Pensando em esclarecer todas as suas dúvidas, desenvolvemos este e-book com as informações mais importantes para que você conheça as cirurgias de redução de estômago mais seguras e quais as indicações.

Neste e-book você vai:

  • Conhecer as técnicas cirúrgicas mais modernas e seguras disponíveis no Brasil.
  • Entender os detalhes de cada procedimento e para quem são indicados.
  • Descobrir quais as contra-indicações, efeitos colaterais e possíveis complicações de cada técnica.
  • E ainda, conhecer quais os 21 tipos de doenças associadas à obesidade que podem levar a indicação da cirurgia bariátrica segundo o Conselho Federal de Medicina.

 

Então, baixe agora mesmo o nosso e-book e conheça as técnicas disponíveis para redução de estômago e controle da obesidade.