Déficit de Vitaminas e Suplementação Nutricional em pré e pós-operatório de Cirurgia Bariátrica

suplementos nutritivos

A cirurgia bariátrica é o procedimento caracterizado como mais eficaz para o tratamento da obesidade mórbida e suas doenças relacionadas. No entanto, esse processo cirúrgico demanda certos cuidados antes e depois da sua realização. Entre eles, está o acompanhamento nutricional e questões como o déficit de vitaminas e minerais e a suplementação nutricional adequada

Neste artigo, compreenda mais sobre a importância da suplementação nutricional e boas práticas que podem ser adotadas para evitar eventuais carências nutricionais em quem se submete à cirurgia bariátrica. Acompanhe a seguir.

 

Déficit de vitaminas e minerais antes e depois da cirurgia bariátrica

A preparação para a cirurgia bariátrica deve ser iniciada muito antes da operação em si. A partir do momento em que o procedimento é visto como uma alternativa viável e eficaz para o caso do paciente, uma equipe transdisciplinar entra em ação para auxiliar na mudança de hábitos, avaliação de exames e outros processos necessários aos bons resultados.

O nutricionista, em parceria com o psicólogo e outros especialistas, trabalharão em sinergia para corrigir hábitos alimentares, compulsões, eventuais deficiências nutricionais, disbioses e outros.

É importante lembrar que diversos fatores podem causar deficiência nutricional nos pacientes que estão se preparando para a cirurgia bariátrica. Entre eles estão o consumo excessivo de alimentos com alto teor energético e baixa qualidade nutricional; biodisponibilidade limitada de alguns nutrientes (por exemplo, vitamina D); inflamação que pode afetar o metabolismo do ferro; supercrescimento bacteriano no intestino delgado, entre outros.

A falta de vitamina B12, ferro, ácido fólico, vitamina D e tiamina são as mais comuns e não corrigir essas deficiências pode ser prejudicial também depois da cirurgia, tanto para recuperar esses nutrientes, como em relação às complicações metabólicas.

Suplementação nutricional após cirurgia bariátrica

Para manter uma vida equilibrada, os pacientes que passaram por esse tipo de cirurgia talvez precisem consumir suplementos nutricionais em longo prazo. Mas é importante saber que a necessidade de suplementação nutricional varia de acordo com o tipo de cirurgia,o organismo de cada pessoa e a vida que se leva. Por isso, quem deve determiná-la é o nutricionista clínico que compõe a sua equipe.

De modo geral, entre os nutrientes que se encontram em maior deficiência, podemos destacar as vitaminas A, E, K, D, B1, B12 e folato, e os minerais ferro, cálcio, cobre e zinco. A suplementação dessas vitaminas e minerais deve ser prescrita de forma individualizada, sempre analisando resultados de exames séricos, além de sinais e sintomas. Frequentemente há a necessidade de ingerir mais de 01 cápsula por dia pois os polivitamínicos genéricos dificilmente atingem a recomendação diária. 

Nas cirurgias disabsortivas ou mistas, há maior deficiência de macronutrientes, principalmente de proteínas. De forma geral, depois de ser submetido à cirurgia bariátrica, a ingestão de proteínas recomendada é de 60 a 120g/dia. Deve-se ressaltar que, quando comparada à proteína animal, a de origem vegetal apresenta menor quantidade de nitrogênio e, por isso, pacientes vegetarianos devem estar ainda mais atentos a recomendações nutricionais. Além da dieta balanceada, existem suplementos proteicos que podem ser indicados para o paciente, como whey protein, caseína, albumina, o isolado protéico de soja e proteína de ervilha ou arroz (opções para veganos).

Para que a cirurgia bariátrica seja um sucesso, é necessário se atentar às recomendações da equipe e fazer o seu papel, seguindo todas as diretrizes no dia a dia para manter os resultados da cirurgia bariátrica e garantir saúde e qualidade de vida.

Para saber mais sobre esse e outros temas importantes para quem vai se submeter à cirurgia bariátrica, baixe gratuitamente nosso Guia de alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *