Queda de Cabelo após Cirurgia Bariátrica: causas e tratamento

Queda de Cabelo após Cirurgia Bariátrica: causas e tratamento

De modo geral, as cirurgias são recursos importantes ou mesmo únicos para resolver determinados problemas de saúde mais agravados e proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes. No entanto, elas também podem trazer algumas consequências e, por isso, é necessário estar atento às recomendações médicas. Um efeito colateral bastante comum, por exemplo, é a queda de cabelo após cirurgia bariátrica.

Neste artigo, compreenda melhor o que leva à queda de cabelo e veja dicas do que pode ser feito para lidar com essa situação. Acompanhe a seguir.

Por que aumenta a queda de cabelo após cirurgia bariátrica?

Antes de mais nada, é importante lembrar de que a cirurgia bariátrica não é meramente um procedimento estético, mas médico, sendo recomendado à pacientes com IMC elevado e risco de doenças relacionadas à obesidade.

Sendo assim, por se tratar de um processo invasivo, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois da cirurgia, seguindo todas as orientações médicas para se minimizar ao máximo eventuais efeitos adversos – incluindo a perda excessiva de cabelo.

A queda de cabelo após cirurgia bariátrica ocorre em cerca de 30% a 50% dos pacientes. Pode-se dizer que esse problema é multifatorial, podendo acontecer devido a causas de natureza endocrinológica, infecciosa, medicamentosa, traumática, seborreica ou nutricional. Sendo que, no caso de pacientes bariátricos, a causa nutricional apresenta relação mais próxima. 

Esse processo, naturalmente, pode acontecer devido ao eflúvio telógeno, uma condição caracterizada pelo aumento da queda diária dos fios de cabelo. Essa mesma condição também é observada em outras situações, como no pós-parto, nas pneumonias e em pessoas com estresse elevado.

Ainda assim, o distúrbio nutricional, devido a dietas muito restritivas, é considerado um fator extremamente prejudicial.

Levando em consideração que as vitaminas e minerais são os principais componentes para que o organismo funcione corretamente, quando o corpo recebe menores quantidades do que o necessário, é comum sentir diferenças, e o cabelo é um dos primeiros a demonstrar essa carência.

Desse modo, a cirurgia bariátrica é segura e eficaz, mas pode causar novos problemas clínicos e está associada a necessidades diagnósticas, preventivas e terapêuticas específicas.

Por isso, contar com o apoio de uma equipe transdisciplinar e seguir rigorosamente suas recomendações é fundamental para o sucesso da cirurgia, perda e manutenção do peso ideal, além de evitar ou diminuir possíveis efeitos colaterais.

Como evitar a queda de cabelo após a cirurgia bariátrica

Para lidar e evitar um agravo do problema, há algumas práticas importantes a serem adotadas. Entre elas, estão:

  1. instruções médicas: o pós-operatório é tão importante quanto a própria cirurgia para se manter os efeitos do procedimento. Lembre-se de que cada organismo é único, então siga as instruções da sua equipe para contar com os benefícios da bariátrica e para não ter de lidar com outros problemas decorrentes;
  2. alimentação balanceada: depois da cirurgia bariátrica, é necessário adotar novos hábitos e o principal deles é uma dieta balanceada;
  3. exercícios físicos: manter o corpo em movimento é necessário para um bom funcionamento, saúde e bem-estar;
  4. suplementação: em alguns casos, é necessário realizar a suplementação de micronutrientes como biotina, sulfato ferroso e zinco;
  5. uso contínuo: geralmente é indicado o uso contínuo de polivitamínico e polimineral.

Por fim, é importante compreender que é indispensável realizar a vigilância periódica das deficiências nutricionais e suas correções para evitar a queda de cabelo após cirurgia bariátrica e outros problemas.

Para saber mais sobre essa e outras questões importantes, baixe nosso Guia de pós-operatório de cirurgia bariátrica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *