Qual médico é responsável pela cirurgia bariátrica?

Qual médico é responsável pela cirurgia bariátrica?

Realizar uma cirurgia bariátrica é um processo que muda para sempre a vida do paciente, trazendo benefícios físicos e emocionais que lhe trarão melhor qualidade de vida. No entanto, por se tratar de um processo delicado, que envolve não só a cirurgia, como também a preparação e a mudança de hábitos, é necessário contar com o apoio de um bom cirurgião, bem como uma comprometida equipe transdisciplinar.

A seguir, saiba mais sobre o médico responsável pela cirurgia bariátrica e veja dicas para a escolha do profissional. Acompanhe.

O profissional encarregado de realizar a cirurgia bariátrica: dicas para a escolha

O profissional incumbido de realizar a cirurgia bariátrica deve ser um especialista em cirurgia geral ou cirurgia do aparelho digestivo.

Para que o procedimento seja conduzido da melhor maneira possível, o médico cirurgião escolhido, a equipe transdisciplinar e o paciente devem estar em sintonia e trabalhar sinergicamente.

Obrigatoriamente, o cirurgião deve ter certificados oficiais atestando sua competência, estar em ordem com o Conselho Regional de Medicina, com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões ou com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Só assim será possível concluir que o profissional realmente está em conformidade com a lei e possui os requisitos básicos para realização do procedimento cirúrgico.

Além disso, outras questões devem ser avaliadas. Busque, por exemplo, informações com outros pacientes que já passaram pelo procedimento com o mesmo médico e entenda se eles estão satisfeitos. Uma boa maneira de se informar é participando de reuniões, de grupos de apoio e perguntando as opiniões sobre os cirurgiões.

Outra informação importante e delicada é a taxa de mortalidade. Ainda que seja um tanto quanto difícil obter estatísticas precisas, cirurgiões respeitados são, geralmente, honestos quanto a esse assunto.

A estrutura do consultório do cirurgião também conta nesse momento. Observe a higiene, o conforto, se existe balança e estrutura adequada para pacientes acima de 250 kg, se os atendentes são gentis, etc.

O processo de convivência com seu cirurgião e a equipe será longo e muito próximo. Por isso, é importante que você se sinta bem, seguro e à vontade, durante o pré-operatório, a cirurgia e o pós-procedimento cirúrgico.

Lembre-se: a equipe multidisciplinar também é fundamental para a cirurgia bariátrica

Grande parte dos cirurgiões bariátricos passam a maior parte do exercício profissional educando e cuidando de seus pacientes no pré e pós-operatório. Para apoiar na mudança de hábitos, a transformação do paciente deve ser mental e física. Para isso, uma equipe transdisciplinar é envolvida no processo.

É importante ter a consciência de que a obesidade é um problema que envolve vários fatores, como doenças relacionadas e transtornos psicológicos. Sendo assim, a cirurgia corresponde apenas a uma parcela desse tratamento.

Geralmente, são envolvidos nesse processo: um nutricionista, para regular a dieta; um psicólogo ou psiquiatra, para trabalhar a mente para mudança de hábitos e estilo de vida, bem como ajudar na recuperação da autoestima e outras questões psicológicas; um clínico geral ou endocrinologista para investigar e cuidar das disfunções hormonais e cardiologista e pneumologista, cuja a função de cada um é encaminhar o paciente para realização de exames para obter um relatório completo antes da cirurgia.

Dependendo das necessidades do paciente, outros profissionais também podem ser envolvidos na equipe transdisciplinar.

Por tudo isso, se você vai realizar uma cirurgia bariátrica ou está querendo mais informações sobre o procedimento, procure por profissionais qualificados, que lhe ofereçam segurança, confiança e toda a estrutura necessária para que você fique tranquilo em relação à realização da cirurgia.

Para saber mais sobre o tema, baixe o guia que preparamos para quem precisa fazer uma cirurgia bariátrica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *