Procedimento sem cirurgia, sem endoscopia e sem anestesia: conheça o balão intragástrico

Procedimento sem cirurgia, sem endoscopia e sem anestesia: conheça o balão intragástrico

Descubra o que é o balão intragástrico, como ele funciona, quais as indicações e os benefícios para a perda de peso.

Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde, do IBGE, mais de 60% dos adultos brasileiros estão com excesso de peso, apresentando IMC maior do que 25 kg/m². Segundo o estudo, a obesidade é um problema que avança no país e no mundo, com prevalência cada vez mais elevada.

Nesse contexto, opções de procedimentos para solucionar questões de sobrepeso e obesidade surgem como alternativa. Um exemplo deles é o balão intragástrico.

Descubra, neste artigo, o que é esse procedimento e como ele funciona, bem como seus benefícios e indicações. Acompanhe a seguir!

Procedimento para perda de peso sem cirurgia invasiva: é possível?

Quem começa a considerar opções para perder peso comumente acaba voltando sua atenção para os procedimentos cirúrgicos invasivos. Esses, de fato, são alternativas possíveis.

No entanto, é preciso saber que existem outros caminhos a se considerar. Afinal, toda cirurgia envolve riscos e pré-requisitos, e pode demandar um período de cuidados pós-procedimento que impactam na rotina do paciente.

O balão intragástrico é uma solução alternativa a isso, que apresenta resultado satisfatório na perda de peso e não envolve cirurgia invasiva e uso de anestesia geral.

Afinal, o que é o balão intragástrico e como funciona o procedimento?

Primeiramente, é importante esclarecer que não se trata apenas de um procedimento, mas de um tratamento temporário, com duração média de 6 meses, que é realizado com a introdução de uma prótese gástrica de silicone no estômago via sonda endoscópica, mas hoje em dia já existe também a tecnologia do balão de engolir.

Com isso, tem-se uma diminuição da capacidade do estômago armazenar alimentos, o que leva à saciedade e por fim, a perda de peso sem cirurgia. Ao longo do tempo de tratamento, cerca de 20% do peso inicial do paciente pode ser eliminado.

Quais os benefícios do balão intragástrico e suas indicações?

O balão intragástrico oferece o benefício de ser uma solução para a perda de peso com segurança, eficiência e baixo risco, que pode ser aplicada em ambiente ambulatorial.

Por não ser um procedimento cirúrgico invasivo, não exige a aplicação de anestesia geral. Tudo é mais prático, sem demandar um pós-operatório mais restritivo. Basta seguir as orientações da equipe médica transdisciplinar, especialmente no que diz respeito à reeducação alimentar e à prática de exercícios físicos.

Assim, além de um procedimento, o balão intragástrico é um tratamento de perda de peso,  acompanhado por profissionais de diversas especialidades, de modo a garantir que seus resultados sejam duradouros para o paciente.

Para considerar essa alternativa, saiba que o balão intragástrico pode ser recomendado para:

  • Pessoas super obesas (IMC maior do que 50kg/m²) com alto risco cirúrgico, como tratamento que pode anteceder a cirurgia bariátrica;
  • Pessoas sem indicação cirúrgica (ou que não querem se submeter a esse tipo de procedimento), com IMC acima ou igual a 27 kg/m².

Importante salientar, que como todo procedimento médico, existem algumas contraindicações. Os casos de pacientes com doença inflamatória intestinal e lesões potencialmente hemorrágicas deverão ser averiguados junto à equipe médica antes da escolha do tratamento para a perda de peso.

Para saber mais sobre o balão intragástrico, continue acompanhando nosso blog e leia outros artigos relacionados ao tema!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *