Pós-bariátrica: como mudar de vida e seguir uma nova rotina saudável que envolve toda a família

Saiba como o envolvimento da família é importante no período pós-bariátrica e veja dicas para incentivá-lo.

A obesidade é uma doença crônica, considerada um problema de saúde pública, já que representa um fator de risco significativo para o desenvolvimento de outras comorbidades . A cirurgia bariátrica surge como uma alternativa para o tratamento dessa doença. Entretanto, para que a vida pós-bariátrica traga os resultados esperados, é preciso adotar uma rotina saudável, que permita que o paciente mantenha seu peso ideal e tenha mais saúde integral.

A cirurgia bariátrica envolve o acompanhamento multidisciplinar do paciente, tanto no período anterior, quanto no posterior ao procedimento cirúrgico. E, para aumentar o potencial de sucesso do tratamento em todos os seus estágios, é fundamental incluir a família do paciente.

Isso possibilita a modificação de padrões que podem afetar o processo, além de fortalecer o vínculo familiar por meio de uma rotina saudável que pode ser compartilhada por todos.

Continue a leitura e saiba mais sobre como mudar de vida no período pós-bariátrica e de que forma potencializar os ganhos com o apoio familiar.

Pós-bariátrica: qual é a importância de uma rotina saudável?

É importante lembrar que a rotina saudável deve começar antes mesmo da cirurgia. Depois da operação, deve ocorrer uma mudança significativa de hábitos para que se tenha sucesso para toda a vida, evitando o reganho de peso e, também, o desenvolvimento das doenças associadas à obesidade.

Para isso, a rotina pós-bariátrica deve incluir mudanças na dieta alimentar e prática regular de exercícios físicos.

Qual é o papel do envolvimento familiar no pós-bariátrico?

Toda a mudança exige comprometimento. Para incorporar e enraizar hábitos mais saudáveis, contar com o apoio do núcleo familiar é uma boa alternativa. Ter esse suporte durante o processo de mudança de vida saudável ajuda a tornar essa etapa mais fácil e prazerosa.

Isso pode envolver tanto o apoio para que o paciente mantenha sua dieta por meio de uma rotina alimentar mais equilibrada para todos quanto o suporte emocional para ajudá-lo a lidar com as mudanças em seu corpo, mente e estilo de vida.

Como conseguir manter uma vida saudável com a família no período pós-bariátrico?

Estar com pessoas que estimulem e incentivem hábitos mais saudáveis é essencial para continuar o processo. Nesse contexto, cercar-se de boas companhias e incluí-las na nova rotina aumentará a motivação para conquistar e manter hábitos saudáveis.

Uma boa dica para envolver a família é realizar conjuntamente caminhadas leves e regulares nas primeiras semanas pós-bariátrica. Passado o período de recuperação, é possível praticar musculação e exercícios aeróbicos, que se tornarão muito mais prazerosos se praticados em equipe.

Além disso, o sucesso ao longo dessa adaptação pode aumentar se a família estiver a par das mudanças alimentares necessárias. Assim, de forma consciente, os familiares não irão incorrer em erros ao oferecer alimentos impróprios, e poderão incentivar o paciente a fazer melhores escolhas e seguir firme no processo. Isso também pode trazer ganhos para a saúde de todos, à medida que determinados itens são eliminados da alimentação e outros mais saudáveis são incluídos.

Dessa forma, ao contar com o envolvimento da família, as chances de sucesso do paciente aumentam, e as mudanças tornam-se mais tranquilas e leves de serem manejadas.

Para saber mais sobre os cuidados no período pós-bariátrica e sobre rotina saudável, continue acompanhando nosso blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *