Pilares da Autoestima

pilares da autoestima - IMS

A Autoestima não tem relação somente com a forma física de nosso corpo, mas também está relacionada com a forma como nos enxergamos integralmente.

Em psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. Ela é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós.

Potreck-Rose e G. Jacob definiram “os quatro pilares da autoestima”. São eles:

1. Auto aceitação

Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. Isso inclui elementos como estar satisfeito e de acordo consigo mesmo, respeito a si próprio e se sentir em casa no próprio corpo;

2. Autoconfiança

Trata-se de uma postura positiva com relação às próprias capacidades e desempenho. Inclui as convicções de saber e conseguir fazer alguma coisa, de fazê-lo bem, de conseguir alcançar alguma coisa, de suportar as dificuldades.

3. Competência social

É a experiência de ser capaz de fazer contatos. Isso inclui saber lidar com outras pessoas, sentir-se capaz de lidar com situações difíceis, ter reações flexíveis, conseguir sentir a ressonância social dos próprios atos, saber regular a distância-proximidade com outras pessoas;

4. Rede social

Estar conectado a uma rede de relacionamentos positivos. Isso inclui uma relação satisfatória com o parceiro e com a família, ter amigos, poder contar com eles e estar à disposição deles, ser importante para outras pessoas.

Tornar-se atento e consciente das próprias emoções, sentimentos, sensações, necessidades corporais e psíquicas, relacionar-se respeitosa e amorosamente consigo mesmo, cuidar de si praticando atividades físicas e se alimentando bem, são os passos iniciais para construir uma alta autoestima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *