Pacientes que estão em tratamento da obesidade podem tomar a vacina contra gripe?

pacientes que estão em tratamento da obesidade podem tomar a vacina contra gripe?

A campanha nacional de vacinação contra a gripe 2021 já começou e é normal que os pacientes em tratamento tenham algumas dúvidas. 

Em primeiro lugar, é importante entender que pessoas obesas apresentam maior risco de desenvolverem complicações relacionadas à gripe, sobretudo a H1N1. Desse modo, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) recomenda que as pessoas portadoras de obesidade tomem a vacina. 

A recomendação da Secretaria de Saúde aos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de alta complexidade é de que aguarde um intervalo de 15 dias da data cirúrgica e, se possível, consulte seu infectologista.   

Caso esteja apto para a vacinação, outro ponto importante a ser considerado são as datas para a imunização. A etapa indicada para pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais começará a partir de 9 de junho.

Além disso, é importante respeitar um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação da vacina da Covid-19 e a da gripe, ressaltando que o imunizante contra o coronavírus deve ser priorizado.

 

Para mais informações sobre a vacina da gripe, acesse o site do Ministério da Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *