O que muda na rotina após uma cirurgia bariátrica

O que muda na rotina após uma cirurgia bariátrica

Muitas pessoas têm curiosidade em saber como é o período pós-cirurgia bariátrica. A verdade é que a vida depois da realização de uma cirurgia bariátrica é bem diferente. As mudanças no corpo são nítidas e a autoestima volta a se fortalecer. A saúde também se torna mais resistente e, como consequência, o bem-estar é, literalmente, sentido na pele.

No entanto, para chegar a tantos benefícios, é preciso entender que a rotina do paciente também deve sofrer alterações, como veremos a seguir!

Cirurgia bariátrica: a responsabilidade do paciente após o procedimento

O passo mais importante aqui é o paciente compreender que o sucesso da cirurgia bariátrica está em suas mãos. Se as recomendações médicas não forem seguidos à risca, não só o peso pode ser recuperado, como também uma carga emocional destrutiva e cobranças internas podem surgir.

De modo geral, o período de recuperação dura em torno de 6 meses a 1 ano. É durante esse tempo que o paciente pode perder entre 10% a 40% do peso inicial. Entretanto, as mudanças de hábito devem perdurar por toda a vida.

A rotina depois da cirurgia bariátrica

Saiba, a seguir, um pouco mais sobre como se dá a rotina após a cirurgia.

  • Cuidados com o curativo

Sim, os cuidados começam nos mínimos detalhes. Os curativos no abdômen são colocados para proteger o local do corte. A indicação da troca do curativo e da retirada dos pontos será indicada pelo médico especialista, mas, entre as recomendações universais, estão não molhar o curativo para que a cicatriz não infeccione e aplicar creme hidratante diariamente após a retirada dos pontos, com intuito de hidratar a região.

  • Dieta balanceada

Após a cirurgia bariátrica, o estômago fica extremamente sensível, por isso a alimentação é retomada aos poucos. Nos dois primeiros dias, por exemplo, o paciente se alimenta por soro.

Depois dessa etapa, entram os líquidos indicados em pequenas quantidades até que o corpo se adapte, seguindo para os próximos dias com alimentos pastosos. A indicação é ingerir sólidos apenas depois de um mês da concretização do procedimento, mas, ainda assim, deve-se priorizar uma alimentação balanceada e sem exageros.

  • Dores e incômodos

É comum os incômodos serem constantes no primeiro mês, porém, com o passar dos dias, os sintomas são aliviados. Dores no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia podem surgir. 

Analgésicos, faixa abdominal e outros recursos são indicados pelo médico para alívio dos sintomas nesse período. É necessário buscar ajuda profissional quando o paciente: vomitar em todas as refeições, mesmo comendo corretamente; não conseguir ingerir nenhum tipo de alimento; apresentar febre superior a 38º; tiver curativo infeccionado; dores que não passam com remédios; problemas no intestino após duas semanas de cirurgia e outras situações consideradas anormais.

  • Atividade física

Os exercícios físicos devem ser introduzidos à rotina gradualmente. Uma semana após o procedimento, o paciente pode voltar a realizar atividades comuns como subir escadas. Na segunda semana, já é possível realizar atividades como voltar ao trabalho, caminhar, dirigir, etc.

Depois disso, com o apoio de uma equipe transdisciplinar, é necessário encontrar atividades físicas para melhorar a saúde e a qualidade de vida e progredir com os ganhos estéticos.

Quer saber mais sobre o pós-operatório da Cirurgia Bariátrica? Confira o Guia completo que preparamos. Clique aqui e baixe gratuitamente!

One comment on “O que muda na rotina após uma cirurgia bariátrica

  1. Boa tarde marquei consulta na obesimed que sao aliados com vocês, não sei se é a mesma clínica, fiquei muito incomodada de não ser atendido pelo médico na primeira consulta e sim pela nutricionista que passou uma dieta que se da pra todo mundo.. enfim ela me disse que não tinha indicação para bariátrica mesmo pesando 1.69 e 102.. Me explicaram depois que foi por causa do meu convênio que é sompo saude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *