O que levar em consideração ao escolher o cirurgião bariátrico

Um dos primeiros e mais importantes passos para quem irá realizar a cirurgia de obesidade é escolher o cirurgião bariátrico e sua equipe de especialistas que serão responsáveis pelo seu tratamento. 

Fazer uma escolha bem fundamentada é essencial para que o paciente se sinta mais tranquilo e seguro com todas as orientações e os procedimentos a serem realizados, antes, durante e depois da cirurgia.

Neste artigo, conheça algumas dicas importantes para ajudar você nessa avaliação. Acompanhe a seguir.

 

4 dicas para melhor escolher o cirurgião bariátrico

Entre as práticas recomendadas para escolher o cirurgião bariátrico, estão:

 

1. Verifique as credenciais do cirurgião bariátrico

Há no mercado diversos profissionais, no entanto, nem todos apresentam uma dedicação mais centrada no segmento de cirurgia bariátrica. Por isso, para ter a certeza de contar com um especialista com expertise na área, cheque se ele tem certificados oficiais que atestem essa competência.

O cirurgião também deve ser membro da  Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), demonstrando seu real envolvimento e reconhecimento nessa área. 

Ainda, verifique se ele não apresenta problemas em instituições como o Conselho Regional de Medicina, e o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Adicionalmente, busque por cirurgiões e equipes que tenham certificação de qualidade e excelência  em cirurgia bariátrica, nacional e internacionalmente. Para essas exigentes certificações, é necessário que o cirurgião e sua equipe tenham envolvimento com publicações científicas da especialidade,  participem de congressos médicos, ministrem aulas,  publiquem livros e artigos e contribuam com  capítulos de livros da especialidade, além de comprovarem resultados de excelência nos quesitos segurança médica, ética e nova tecnologias .  

2. Dê preferência a profissionais que atuem eficientemente em equipe

Na hora de escolher o cirurgião bariátrico, lembre-se de que é fundamental que você tenha antes e após o procedimento cirúrgico um atendimento transdisciplinar integrado e consistente, formado por especialistas de áreas como nutrição e psicologia

Portanto, é um cuidado importante verificar se o cirurgião já atua em equipe e como é a sua atuação junto à equipe clínica que compõe seu staff. 

Quando o profissional já trabalha em uma clínica que oferece esse atendimento transdisciplinar e focado no paciente bariátrico, essa é uma segurança extra de que você terá um tratamento completo em todas as etapas de sua mudança de vida.

3. Procure saber qual é a avaliação de outros pacientes

Além da validação da sociedade médica, para escolher o cirurgião bariátrico, também é recomendado buscar a avaliação de outros pacientes que realizaram a cirurgia com esse profissional.

Isso pode ser pesquisado nas redes sociais, nos comentários do blog da clínica ou do profissional, em grupos de apoio, etc. No entanto, tenha o cuidado de levar em conta a avaliação de quem realmente teve um contato com o médico ou realizou o procedimento. Há algumas pessoas que não são elegíveis à cirurgia bariátrica e que podem manifestar a sua insatisfação com isso por meio de avaliações negativas ao profissional que elucidou essa questão. 

4. Avalie as condições do consultório, clínica e hospital

Esse é outro ponto importante para escolher o cirurgião bariátrico. Primeiramente, avalie se o consultório ou a clínica apresentam todas as condições para um atendimento adequado. Climatização, alto nível de higienização, estrutura moderna, cadeiras confortáveis e com capacidade para suportar mais de 250 kg estão entre os fatores que devem ser considerados. 

Além disso, questione sobre o hospital no qual será realizado o procedimento, verificando se ele oferece tudo o que o paciente bariátrico precisa, se há uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devidamente equipada, se a realização de exames laboratoriais é ágil, etc. 

Escolher o cirurgião bariátrico com cuidado é um passo crucial para que você sinta mais segurança para a realização do procedimento. Leve em consideração essas dicas para orientar sua decisão.

Se você procura uma clínica com cirurgião bariátrico e outros profissionais especializados nesse tipo de procedimento, não deixe de saber mais sobre o Instituto de Medicina Sallet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *