O que é cirurgia metabólica?

O diabetes já atinge mais de 9 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, sendo que grande parte dessas pessoas possui o diabetes tipo 2. Existem alguns tratamentos tradicionais para a doença, que devem ser seguidos por toda vida. Mas há alternativas.

Conheça a cirurgia metabólica, um procedimento que pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2!

O que é a cirurgia metabólica?

A cirurgia metabólica é um procedimento como a cirurgia bariátrica. Utilizada para tratar o diabetes, a cirurgia metabólica ajuda a controlar a glicemia, lipídios e pressão arterial. Ao realizar a operação metabólica, é possível também diminuir diversos problemas causados pelo diabetes, inclusive a mortalidade por problema cardiovascular relacionado ao diabetes tipo 2.

A cirurgia metabólica pode ser feita por bypass gástrico com reconstrução em Y-de-Roux (BGYR), para a maioria dos casos. Em casos raros pode ser realizada a gastrectomia vertical (GV). Os resultados da cirurgia metabólica são positivos de curto a longo prazo, baseado no acompanhamento de pacientes que submeteram ao procedimento há mais de 20 anos.

Esse tipo de cirurgia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Resolução nº2.172/2017. E somente pode ser realizada por profissional médico qualificado, em ambiente hospitalar de grande porte, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e plantonista 24 horas.

Cirurgia metabólica X bariátrica

A principal diferença entre a cirurgia bariátrica e a metabólica é que na primeira o objetivo é a perda de peso e, com isso, controlar e evitar doenças causadas pela obesidade.

Já na metabólica o principal objetivo é o controle do diabetes, porém, ela também auxilia na perda de peso dos pacientes, o que facilita na mudança do estilo de vida e alimentação do paciente, que tem muito mais facilidade em controlar o peso corporal.

Para quem a cirurgia metabólica é indicada?

Engana-se quem pensa que para realizar essa cirurgia basta ter o diabetes tipo 2, é preciso ainda ter outros requisitos. Conheça as exigências para realizar essa intervenção cirúrgica:

  • Ter diabetes mellitus tipo 2.
  • Ter IMC entre 30 kg/m² e 34,9 kg/m².
  • Idade mínima de 30 anos e máxima de 70 anos.
  • Ter diabetes mellitus tipo 2 há menos de 10 anos.
  • Apresentar parecer médico que comprove que o paciente não se adaptou a outras formas de tratamento do diabetes.
  • Consultar-se com um endocrinologista por no mínimo dois anos.
  • Não ter nenhuma contraindicação para realizar o procedimento.

Qual profissional está apto a realizá-la?

Qualquer intervenção cirúrgica deve ser realizada por profissional capacitado na área. Nesse caso, um médico cirurgião que atue nas áreas de cirurgia do aparelho digestivo ou cirurgia geral está apto a realizá-la, além de ter o seu registo ativo de qualificação de especialista (RQE).

Por isso, é muito importante que ao escolher esse tipo de procedimento para controlar o diabetes tipo 2, você verifique todas as informações sobre a equipe que irá lhe atender.

Gostou de conhecer mais sobre a cirurgia metabólica? Então aproveite e confira outros artigos do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *