Instituto de Medicina Sallet comemora 20 anos de excelência em cirurgia bariátrica

O Instituto de Medicina Sallet completa, este mês, 2 décadas de existência. Conheça um pouco mais sobre nossa trajetória e como o trabalho dedicado em atenção ao paciente obeso e portador de doenças metabólicas contribui para a transformação de tantas histórias.

Este é um momento especial para o Instituto de Medicina Sallet. São 20 anos propondo um modelo de atendimento orientado ao tratamento clínico e cirúrgico da obesidade, doenças metabólicas e distúrbios do trato digestório. Essa é uma história de sucesso e nossos pacientes são os verdadeiros protagonistas dessa grande celebração.

Nesse período de 20 anos trabalhando com foco principal em cirurgia bariátrica e metabólica, nós tivemos oportunidade de operar mais de 13 mil pacientes. Contamos com equipe transdisciplinar composta por 11 cirurgiões, 3 endocrinologistas, 4 nutricionistas, 3 psicólogos, 1 psiquiatra, 2 preparadores físicos e uma grande equipe de colaboradores orientados ao apoio e atenção de nossos pacientes e seus familiares em todas as fases do processo (pré, peri e pós-operatório), através de um atendimento personalizado, grupos de trocas de vivências e monitorações sistemáticas de resultados. Tal estrutura nos permite oferecer conforto e segurança para nossos pacientes em todos os procedimentos que realizamos.

Instituto de Medicina Sallet: uma referência no tratamento de obesidade e doenças associadas

A obesidade acomete mais de 40% da população mundial segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e se tornou um problema de saúde pública que tem afetado cada vez mais pessoas. Como consequência, as doenças associadas à obesidade têm aumentado em igual proporção, causando grandes impactos humanos, sociais e econômicos.

Desde o seu início, o Instituto de Medicina Sallet contou com o advento da cirurgia laparoscópica, procedimento minimamente invasivo que permite realizarmos cirurgias complexas do aparelho digestório com pequenas incisões e grande sucesso na recuperação dos pacientes. Diante do desafio de manter o crescimento do número de cirurgias, a qualidade da equipe médica, o investimento em novas tecnologias e o acolhimento aos pacientes e familiares, o Instituto de Medicina Sallet conquistou, no final de 2012, a sua certificação como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica concedida pelo Surgical Review Corporation (SRC), instituição de referência internacional de controle de qualidade e segurança médica.

Um ponto que consideramos fundamental em nosso trabalho é a produção científica. Nesse sentido, o Instituto de Medicina Sallet colabora com a publicação contínua de artigos, teses de mestrado e doutorado e participação ativa em congressos nacionais e internacionais, o que nos mantém sempre atualizados, integrados e motivados.

É extremamente prazeroso para todos nós ter contribuído e compartilhado nosso conhecimento com profissionais da especialidade e outros centros de excelência do Brasil, América Latina e Ásia. Em particular, destacamos a nossa intensa atuação na capacitação e formação de equipes médicas na Índia, Japão, China, Austrália e Hong Kong, onde a ocorrência de doenças ligadas à obesidade tem impacto maior do que em países do ocidente.

Periodicamente, o Instituto de Medicina Sallet enfatiza o estudo continuado para o tratamento de doenças metabólicas do ponto de vista clínico, endoscópico e cirúrgico com a realização de diversos cursos para colegas já iniciados em cirurgia bariátrica e metabólica, conhecidos como Clinical Immersions, no sentido de desenvolvê-los em técnicas, captação, tecnologia e tratamento transdisciplinar do paciente obeso.

Um outro aspecto que sempre nos direcionou é a nossa consciência de que menos de 10% dos pacientes com indicação cirúrgica tem acesso ao tratamento, seja de maneira privada ou pública. Nesse sentido, o Instituto de Medicina Sallet sempre buscou a ampliação de sua atuação através de parcerias com importantes seguradoras de saúde do Brasil, para que pudéssemos prestar um serviço de qualidade para um número cada vez maior de pacientes.

Nossa longa jornada é marcada por uma prática médica acolhedora, moderna, segura e, acima de tudo, ética. Agradecemos o reconhecimento de nossos inúmeros pacientes que tiveram força e disposição para mudarem suas vidas. Continuamos nosso caminho, certos de que ainda temos muito a aprender e contribuir.

Um abraço,

 

Dr. José Afonso Sallet
Diretor-médico do Instituto de Medicina Sallet
(11) 3046-9393

Instituto de Medicina Sallet
www.sallet.com.br

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *