Gravidez após a cirurgia bariátrica – Cuidados que as mulheres devem ter

A gravidez é o sonho de muitas mulheres, mas deve ser planejada para oferecer as melhores condições de saúde para a futura mãe e ao bebê.

Segundo levantamento, as mulheres em idade reprodutiva representam 50% das pacientes que realizam a bariátrica.  A mulher que lida com a obesidade e quer engravidar, pode fazer a bariátrica e depois ficar grávida. Quem pretende ter uma gravidez após a cirurgia bariátrica deve conhecer todos os prazos  e condições para ter um bebê saudável.

A cirurgia bariátrica causa grandes mudanças no organismo, que leva um tempo para se adaptar que, segundo médicos, pode levar de 12 a 18 meses. Dessa forma, podem ocorrer falta de nutrientes e, caso a mulher fique grávida antes do tempo recomendado, causar problemas de nutrição e até má-formação fetal.

Contudo, tomando os cuidados necessários esse tipo de situação pode ser evitada, e a mulher engravidar normalmente após alguns meses pós bariátrica. conheça quais são esses cuidados!

Cuidados para ter uma gravidez após a cirurgia bariátrica

Alguns cuidados são essenciais para a mulher que deseja ter uma gravidez após a cirurgia bariátrica, como:

Prazo mínimo para engravidar

Para uma gravidez após a cirurgia bariátrica, um dos principais cuidados é aguardar o prazo de recuperação da cirurgia, que é de 18 meses, em média.

O organismo leva tempo para se recuperar após a bariátrica, por isso muitos médicos indicam a gravidez após 2 anos da cirurgia para reduzir o estômago. Alguns dos efeitos comuns após bariátrica são:

  • Deficiências nutricionais intensas;
  • Intolerâncias alimentares;
  • Vômitos.

Dessa forma, todos esses possíveis efeitos colaterais causam grande impacto na rotina e organismo da mulher, que podem impactar a gestação. Entretanto, ao seguir as recomendações do pós operatório e aguardar o prazo mínimo para engravidar, a mulher pode ter uma gravidez normal e saudável.

Suplementação

O paciente submetido a bariátrica pode lidar com a carência de algumas vitaminas, por isso a suplementação é importante, ainda mais para as mulheres que pretendem engravidar.

Assim, é preciso verificar com o médico a necessidade de suplementar e quais serão as vitaminas necessárias durante esse período.

Dieta equilibrada

A dieta equilibrada é essencial para o sucesso da bariátrica e o controle do peso. Por isso, a mulher que deseja engravidar após a redução de estômago deve ter um acompanhamento nutricional.

O acompanhamento nutricional serve para oferecer uma alimentação saudável e cardápio variado, com frutas, verduras, proteínas, carboidratos que irão garantir a saúde da mãe e do bebê, além de controlar o peso durante a gestação.

Saúde emocional

Quem passa por uma bariátrica tem que lidar com diversas questões, sobretudo emocionais. Assim, é importante ter um acompanhamento psicológico durante todo o período da bariátrica, e para mulheres que pretendem engravidar, durante a gestação.

Além disso, o acompanhamento médico pós cirurgia bariátrica é fundamental tanto para mulheres que pretendem engravidar ou para quem deseja ter bons resultados, emagrecimento e qualidade de vida após a redução de estômago.

Gostou de saber sobre os cuidados na gravidez após a cirurgia bariátrica? Então aproveite aprofunde-se no assunto, leia nosso artigo: “Dicas para-uma recuperação excepcional após a cirurgia de redução de estômago”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *