Entenda a relação entre diabetes e obesidade

Entenda a relação entre diabetes e obesidade

Você já parou para pensar em como diabetes e obesidade podem estar atrelados? Na verdade, os riscos da obesidade não estão apenas no ganho de peso, mas também na relação direta com o surgimento de outras doenças que podem ser prejudiciais ou fatais para o corpo humano. Por isso, a obesidade é vista hoje como um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo.

E uma das doenças que podem surgir ou se agravar com a obesidade é o diabetes tipo 2. Isso porque as condições que levam ao sobrepeso também são relacionadas com o surgimento do diabetes. 

A patologia acontece quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para levar o açúcar para dentro das células. Assim, o diabetes do tipo 2 é adquirido com o tempo, devido à alta ingestão de carboidratos de absorção rápida, como os presentes em refinados e doces. Nesse caso, o corpo se torna resistente à insulina ou não produz uma quantidade adequada para seu bom funcionamento.

Dada a relevância de compreender melhor tal questão, neste artigo, falaremos mais a respeito da relação existente entre diabetes e obesidade. Acompanhe a seguir.

Qual a relação entre direta diabetes e obesidade?

Para se ter ideia, conforme levantamento, 90% das pessoas que apresentam diabetes tipo 2 estão acima do peso. Então, a relação entre diabetes e obesidade é grave, simples e direta.

A ingestão desenfreada de carboidratos refinados em excesso, aliada a outros fatores como sedentarismo, gera acúmulo de gordura no corpo, além de, possivelmente, tornar o organismo resistente à insulina.

Desse modo, a obesidade é um problema que reduz a capacidade de nosso organismo de usar a insulina para controlar corretamente nossos níveis de açúcar no sangue. E isso ajuda a tornar os obesos um grupo de risco com potencial de apresentar o desenvolvimento de diabetes. 

O que fazer para lidar com diabetes e obesidade?

A alimentação para evitar tanto o diabetes como a obesidade é praticamente a mesma indicada para quem já apresenta algum desses problemas. A dica é optar por refeições balanceadas, preferindo produtos naturais e carboidratos de absorção lenta e ricos em fibras, proteínas magras e gorduras boas. 

Evite pães, bolos, tortas, macarrão, doces e refrigerante. Controlar a alimentação e praticar exercícios físicos são palavras de ordem.

Se você luta contra as duas doenças ou se possui apenas obesidade grau II ou maior, é preciso procurar a melhor solução para a cura ou o controle dessas condições. Nesse caso, a cirurgia bariátrica surge como uma medida importante para diminuição de peso, mudança do estilo de vida e, consequentemente, para o controle do diabetes tipo 2.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, entre em contato com um médico especialista e tire todas as suas dúvidas. Até a próxima!

One comment on “Entenda a relação entre diabetes e obesidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *