Doenças ligadas ao sobrepeso – Saiba mais sobre esse perigo silencioso

Doenças Ligadas ao Sobrepeso

Anda preocupada com sua saúde e sabe que, por estar acima do peso pode ter complicações? Acompanhe esse artigo e conheça as doenças ligadas ao sobrepeso.

Todas as pessoas que estão acima do peso sabem que existem maiores chances de adoecerem ou terem agravamentos em problemas de saúde por causa do excesso de gordura.

De acordo com uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) uma em cada três pessoas no mundo está acima do peso.

E consequentemente, os índices de mortalidade entre essas pessoas são bem maiores do que as que se encontram dentro do seu peso ideal. Uma boa maneira de manter a saúde em dia é evitar o excesso de peso.

No entanto, se você, assim como grande parte da população mundial, já está acima do peso, vale a pena acompanhar esse artigo e conhecer quais são as principais doenças ligadas ao sobrepeso.

Síndrome metabólica

A primeira e provavelmente menos conhecida das doenças ligadas ao sobrepeso é a síndrome metabólica. Ela nada mais é do que a combinação de vários fatores de risco cardiovasculares, como a obesidade abdominal aliada a elevação da glicemia em jejum, triglicerídeos e pressão arterial.

A síndrome metabólica além de estar ligada ao aumento dos índices de mortalidade entre pessoas com sobrepeso, também possui uma forte ligação com o desenvolvimento do Diabetes tipo 2.

Mesmo sendo mais frequente em homens do que em mulheres, sendo o percentual respectivo de 41% (H) e 37,9% (M) da população, em ambos os casos, a perda de peso, seja isolada ou com mudanças no estilo de vida, é sempre o melhor caminho.

Diabetes tipo 2

Está mais que comprovado que a obesidade é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Apesar de em muitos casos o desenvolvimento dessa doença estar ligado diretamente a fatores genéticos, o excesso de peso contribui sim para que o diabetes tipo 2 aconteça. Isso se deve porque, o maior índice de gordura no corpo promove um aumento de resistência orgânica a insulina, hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue.

Doenças Sobrepeso Instituto Sallet 2

Doenças cardiovasculares

Diversos estudos ao longo dos anos mostraram que a obesidade é um dos fatores de risco para inúmeras doenças cardiovasculares, entre elas:

  • DAC – Doença Arterial Coronariana,
  • IM – Infarto do miocárdio,
  • ICC – Insuficiência cardíaca congestiva,
  • AVC – Acidente vascular cerebral,
  • Hipertrofia Ventricular,
  • Angina,
  • Hipertensão,
  • Fibrilação atrial.

 

Doenças respiratórias

Entre as doenças ligadas ao sobrepeso, a apneia obstrutiva do sono é a mais comum. Ela promove paradas involuntárias na respiração durante o sono, que acontecem devido o excesso de gordura na região do tronco e pescoço, dificultando assim a respiração.

 

Doenças do trato digestivo

Pessoas acima do peso, especialmente as mulheres, possuem maiores chances de desenvolver problemas como pedras na vesícula biliar. Além desse problema, outra das doenças ligadas ao sobrepeso é a pancreatite aguda, que nos últimos anos tem mostrado um aumento no índice de mortalidade.

Outro problema comum em pessoas que estão acima do peso são as úlceras gástricas, causadas por um desequilíbrio estomacal, promovido pelo excesso de ácido secretado.

 

Doenças hepáticas

As doenças hepáticas gordurosas não alcoólicas, também possuem maiores riscos de se desenvolver em pessoas com sobrepeso. Elas podem se desenvolver devido o acúmulo de gordura em volta do órgão. Doenças como:

  • Esteatose Hepática,
  • Cirrose,
  • Hepatocarcinoma.

 

Doenças Sobrepeso Instituto Sallet 3

 

Doenças psiquiátricas

Está cientificamente comprovado que pessoas com problemas de sobrepeso, possuem uma maior tendência a desenvolver doenças psiquiátricas como a depressão, distúrbios de autoimagem e problemas como anorexia e bulimia.

 

Neoplasias – tumores benignos ou cânceres

Neoplasia é o termo usado para o crescimento anormal, descontrolado e acelerado de tecidos ou células, que normalmente são chamados de tumores (quando benignos) ou câncer (quando malignos). A obesidade está diretamente relacionada a diversos tipos de neoplasias, por exemplo, mulheres acima do peso possuem 50% mais chance de terem câncer de endométrio.

 

Doenças ósseas

A osteoartrose no joelho e quadril são algumas das doenças ligadas ao sobrepeso. Elas acontecem porque o excesso de peso desgasta mais rapidamente a cartilagem entre as junções ósseas.

Além desse problema, é comum também pessoas obesas terem problemas de coluna, como fortes dores na lombar. Isso porque, o peso corporal excessivo pode acarretar em lesões espinhais e danos estruturais.

 

Lesões e infecções de pele

Pessoas com sobrepeso podem ter dobras de pele, que, com o atrito e suor, podem irritar a pele, levando a lesões e infecções cutâneas.

 

Infertilidade feminina

Mulheres acima do peso também podem ter problemas de infertilidade. Isso acontece porque o excesso de gordura pode promover alterações nos níveis hormonais femininos, resultando em insuficiência de produtividade dos ovários.

 

São muitas as doenças ligadas ao sobrepeso, o que nos faz crer que manter um peso ideal é muito mais que apenas uma questão estética, é uma questão de saúde. Por isso, a obesidade é considerada uma doença, que precisa ser combatida com seriedade e acompanhamento constante.

E se você tiver indicação para uma cirurgia bariátrica? Baixe agora mesmo o nosso e-book e conheça as principais técnicas disponíveis para redução de estômago e controle da obesidade.

 

Acompanhe também “Efeito sanfona: Por que é tão difícil manter o peso após uma dieta?”.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas!

 

One comment on “Doenças ligadas ao sobrepeso – Saiba mais sobre esse perigo silencioso

Comments are closed.