Diferença entre emagrecer e perder peso

Diferença entre emagracer e perder peso - IMS

Você sabe a diferença entre emagrecer e perder peso?

Nem todos sabem, mas há uma enorme diferença.

O processo de emagrecimento envolve diversos fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar. Já a perda de peso, está atrelada ao número que aparece na balança, desconsiderando a composição corporal.

Você pode perder peso e não emagrecer, assim como também pode emagrecer sem perder peso. Assim, fica claro que definitivamente não são a mesma coisa!

Perder peso quer dizer diminuir a massa corporal. Essa ação fará diferença nos números vistos na balança e, possivelmente, ao vestir suas roupas.

Boa parte das pessoas fica muito feliz quando isso acontece. Porém, nem sempre perder peso é realmente um feito a ser comemorado. O motivo para isso é que, ao perder peso, você pode estar perdendo somente a massa magra sem alterar o nível de gordura presente em seu corpo. Isso significa perder massa muscular e líquidos, mas ainda manter a gordura corporal.

Nessa situação, podemos apurar que seu percentual de gordura — em relação à massa total — aumentou. Em outras palavras, mesmo perdendo peso, você não emagreceu. Pior do que isso é constatar que sua saúde pode sofrer sérios danos em razão do aumento proporcional de gordura corporal. Esteatose hepática (gordura no fígado), diabetes tipo 2, e doenças do coração são algumas enfermidades relacionadas ao aumento de gordura. Sendo assim, perder peso sem avaliar a composição corporal é muito prejudicial para a saúde!

Mas afinal, o que significa emagrecer?

Emagrecer significa reduzir o excesso de gordura corporal. Ao praticar atividades físicas e adquirir hábitos alimentares saudáveis, você terá uma redução em seu peso proporcionada pela perda de gordura corporal. Por outro lado, seu corpo ganhará músculos, perderá volume, mas seu peso pode não sofrer mudanças. Percentualmente, seu corpo terá menos gordura e sua saúde melhorará.

Com isso, quando pensamos em emagrecimento e perda de peso, o emagrecimento é um objetivo mais saudável do que a simples perda numérica da balança.

É possível emagrecer de maneira saudável?

Sem dúvidas! Agora que ficou mais claro que há diferença entre emagrecimento e perda de peso, é importante ressaltar que emagrecer de maneira saudável é absolutamente possível. No entanto, boa parte dos casos requer acompanhamento profissional de uma equipe multidisciplinar para que tudo seja feito da melhor forma.

Um dos primeiros e mais importantes passos para o emagrecimento saudável é a reeducação alimentar associada à prática regular de atividades físicas. A ajuda profissional é altamente recomendada para que você esteja ciente de suas necessidades principais, conheça seus limites e mantenha o foco no seu objetivo. Quando contamos com a ajuda profissional, temos mais chances de sucesso.

Além disso, procurar ajuda profissional especializada poderá abrir sua mente sobre como adquirir novos hábitos de forma definitiva.

E então, ficou mais clara a diferença entre emagrecimento e perda de peso? Você conhece a sua composição corporal? Agende uma avaliação corporal com nossos especialistas e descubra!