Dicas para evitar o sedentarismo

A América Latina tem o maior índice de sedentarismo do mundo, em torno de 39% da população, e o Brasil é o país que lidera essa lista, com o maior número de sedentários, segundo estudo realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). E essa é uma das principais causas de diversas doenças e perda da qualidade de vida.

Com a rotina exaustiva, muitas pessoas deixam de ter hábitos saudáveis, por falta de tempo, organização ou desconhecimento dos diversos problemas que uma vida com uma alimentação incorreta e sem a prática regular de atividades físicas pode causar.

Contudo, ter hábitos mais saudáveis é possível, como evitar o sedentarismo. Assim, descubra dicas simples para ter mais qualidade de vida.

Afinal, o que é o sedentarismo?

É considerado sedentário toda pessoa que não pratica atividades físicas regulares. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), uma pessoa é considerada sedentária quando pratica menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, considerando pessoas entre 18 a 60 anos.

O sedentarismo é uma das causas de diversas doenças, que podem prejudicar muito a saúde e a qualidade de vida. Algumas das doenças e condições relacionadas ao sedentarismo são:

  • Diabetes;
  • Cânceres;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Obesidade.

Como evitar o sedentarismo: 5 dicas simples

Para saber como evitar o sedentarismo, confira nossas 5 dicas simples:

1. Planeje sua rotina

A falta de organização da rotina é uma das principais causas pela dificuldade em manter hábitos de vida mais saudáveis. Assim, se você deseja praticar atividade física regularmente, é preciso planejar a sua rotina.

Por isso, defina os dias e horários reservados para praticar à atividade física, e deixe roupas, tênis e até alimentação preparada com antecedência. Assim, é mais fácil seguir uma rotina saudável e sem “furos”.

2. Exercite-se de manhã

Sem dúvida, pela manhã, o ânimo é maior, afinal uma noite de sono proporciona mais disposição. Assim, prefira exercitar-se pela manhã, com isso, além de ter mais energia, você também terá mais motivação ao longo do dia para enfrentar o dia.

3. Procure algo que você goste

Muitas pessoas desistem de praticar atividades físicas, pois não encontram alguma que realmente gostem. Assim, procure fazer uma atividade que você goste. Algumas ideias são:

  • Caminhada;
  • Corrida;
  • Musculação;
  • Pilates;
  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Dança.

4. Mova-se

Engana-se quem pensa que para evitar o sedentarismo é só praticar esportes. As atividades diárias também ajudam, como:

  • Caminhar até o trabalho;
  • Optar por subir de escadas e não de elevador;
  • Fazer mais atividades a pé (ir à padaria/supermercado/farmácia);
  • Levantar-se e alongar-se ao longo do dia de trabalho.

5.Crie metas

Outra dica simples, mas importante, é criar metas. Para isso, você deve definir quais são suas metas diárias, semanais e até mensais em sua rotina mais saudável, como andar uma quantidade certa de quilômetros, correr em determinada frequência por semana, entre outras metas que você pode definir.

Dessa forma, você cria um hábito de exercícios e, com o passar do tempo, essas atividades, além de saudáveis, vão oferecer mais satisfação pessoal.

Gostou de conhecer melhor sobre o assunto e como evitar o sedentarismo? Então para mais artigos sobre o assunto, acompanhe sempre o blog do Instituto de Medicina Sallet!

11 comments on “Dicas para evitar o sedentarismo

  1. Adorei. Todas as manhãs ando até o serviço a pé, vou da brigadeiro Luiz Antônio até a consolação andando. No serviço tenho o hábito devir à outros andares de escada.
    Então acho que estou no caminho certo.
    Obrigada pelas dicas.

  2. Com certeza criar uma rotina de atividade fisica nos fará bem para Saúde, fisico, espírito e emocional…Parabéns pela materia, são dicas importantíssimas e motivacionais para que possamos entrar em um ciclo de bem estar. Obrigado

  3. Olá!

    O IMS só utiliza informações de fontes credenciadas. No caso em questão, da Agência Brasileira de Notícias que acompanhou o estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde). Qualquer dúvida, o Instituto de Medicina Sallet está aberto a ouvi-los.

  4. Olá!

    Importante que faça acompanhamento por um profissional e essa perca seja saudável. 🙂

  5. Olá, Jane!

    Tudo bem?

    Agradecemos o seu contato.

    Ficamos muito felizes que tenha gostado!

    Feedbacks são muito importantes para nós.

    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação

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