Dia Mundial da Obesidade alerta para compreensão e respeito

A obesidade é um problema de saúde pública global e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O Dia Mundial da Obesidade, celebrado anualmente em 04 de março, promove a conscientização sobre os efeitos prejudiciais da doença na vida das pessoas.

A data busca incentivar toda a sociedade, bem como autoridades, membros da comunidade médica e governantes para o desenvolvimento de soluções de ordem prática e acessíveis que disponibilizem tratamentos adequados às pessoas que precisam alcançar e manter um peso saudável.

A campanha global é organizada pela World Obesity Federation, uma entidade sem fins lucrativos que mantém relações oficiais com a OMS e outras entidades de combate à obesidade no mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) são entidades diretamente envolvidas com as ações da campanha. O tema em 2022 é “everybody needs to act” (todos precisam agir, em tradução livre) que busca uma abordagem mais coletiva e integradora para lidar com essa crise global.

“A campanha abriga um estímulo para que sejam banidos o preconceito, a intolerância e incompreensão com quem sofre com a obesidade”, destaca o dr. José Afonso Sallet. O médico complementa que “as pessoas com obesidade requerem acesso respeitoso e equitativo ao tratamento e aos serviços de saúde. Essas ações exigem ações públicas sistemáticas e maior voz à comunidade médica, que precisa ser ouvida sobre a importância da intervenção precoce no combate à obesidade para evitar não só complicações de saúde e mortalidade, mas todos os prejudiciais efeitos sociais causados pela falta de compreensão da doença”, finaliza.

Leia a matéria completa aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *