Paciente bariátrico: Cuidados com a sua saúde no verão

Conheça alguns cuidados indispensáveis com a sua saúde na estação mais ensolarada do ano e confira nossas dicas.

O paciente que se submete a procedimentos cirúrgicos já está em uma jornada para manter um estilo de vida mais saudável e equilibrado, adotando mudanças importantes em sua rotina. Entretanto, é importante reforçar que existem alguns cuidados adicionais que precisam ser tomados durante o verão para quem acabou de realizar uma cirurgia bariátrica.

Afinal, nesta época, há exposição a alguns riscos e situações que precisam ser controladas para manter a saúde integral e o bem-estar. Por isso, continue a leitura para conferir quais cuidados você, que se submeteu à uma cirurgia bariátrica, precisa prestar mais atenção durante verão.

8 dicas de cuidados com a saúde no verão

A mudança de estação exige, também, a mudança na rotina, como uma dieta mais leve e uma programação de exercícios físicos que se adapte ao clima.

A elevação de temperatura pode tornar seu corpo mais vulnerável a diversos tipos de ocorrências. Para que você tenha sucesso em sua nova jornada, preste atenção nessas dicas:

  • 1. Alimente-se de forma leve e fracionada

O verão traz consigo muitas tentações – inclusive, gastronômicas. Mas, para manter os resultados da bariátrica e a tão desejada perda de peso, é preciso resistir a elas.

Prefira fazer refeições leves, fracionadas em pequenas porções. Refeições pesadas e com grandes quantidades de carboidratos e gorduras elevam a temperatura corporal e costumam ser mais calóricas, prejudicando o processo de emagrecimento.

Assim, concentre-se em frutas e vegetais frescos com alto teor de água – como laranja, melancia, tomate etc., e evite frituras e alimentos ricos em açúcar refinado, sal e gorduras.

  • 2. Proteja bem os seus olhos

Este é um dos cuidados com a saúde no verão que, por vezes, é deixado em segundo plano, mas que é muito importante.

Proteja sua visão da forte luz do sol, use óculos com proteção UV. Isso ajudará a proteger seus olhos de agentes que podem desencadear problemas como infecções e doenças, como a conjuntivite. Ainda, protegerá as pálpebras e região da exposição solar, reduzindo os riscos para câncer de pele.

  • 3. Continue evitando o consumo excessivo de álcool e cafeína

Álcool, refrigerantes e café aceleram o metabolismo e podem promover desidratação. Se possível, tente reduzir a quantidade dessas bebidas, especialmente durante dias mais quentes.

  • 4. Beba muita água

O calor e o suor podem deixar seu corpo desidratado, causando efeitos indesejáveis ​​à saúde, como febre e calafrios. Por isso, mantenha-se bem hidratado bebendo entre 2 e 3 litros de água todos os dias.

  • 5. Use protetor solar

Um dos cuidados com a saúde no verão mais indispensáveis é o uso de protetor solar. Utilize-o diariamente, mesmo nos dias mais nublados.

Reaplique-o a cada duas ou três horas para garantir que sua pele permaneça protegida e, após se expor à água, passe novamente o filtro de modo imediato.

  • 6. Evite o sol intenso

Quando possível, prefira fazer suas atividades ao ar livre fora da faixa horária das 10h às 16h, quando os raios solares são mais intensos e podem ser prejudiciais, gerando queimaduras, aumentando a temperatura do corpo, causando insolação e aumentando os riscos para câncer de pele.

  • 7. Mantenha-se em atividade

Embora possa parecer, por vezes, mais difícil praticar exercícios físicos em épocas de maior calor, é fundamental manter sua rotina. Afinal, as atividades físicas são essenciais para o bom funcionamento de nosso corpo e mente, além de indispensáveis para alcançar bons resultados após a bariátrica.

Nos dias mais quentes, faça adaptações em sua programação, preferindo exercitar-se no início da manhã ou no fim de tarde, quando o sol e o calor estão menos intensos.

  • 8. Continue se protegendo contra o coronavírus

Embora o cenário geral seja de mais controle, é preciso continuar seguindo as recomendações de cuidados contra o coronavírus no verão. Continue evitando aglomerações e utilizando sua máscara sempre que possível. Prefira locais arejados para aproveitar o verão em segurança.

Siga acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações sobre cuidados com a sua saúde. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *