Conheça os exames necessários antes da cirurgia bariátrica

Conheça os exames necessários antes da cirurgia bariátrica - Instituto de Medicina Sallet

Se você tem planos de fazer uma cirurgia bariátrica ou se já está com o procedimento agendado, provavelmente já deve conhecer os principais cuidados necessários durante o pré-operatório.

Os exames e as avaliações médicas fazem parte da preparação para a cirurgia bariátrica e são extremamente importantes para o sucesso do procedimento.

A seguir, saiba mais sobre os exames comumente solicitados no pré-operatório. Acompanhe. 

Exames e avaliações necessárias antes da cirurgia bariátrica

O estado de saúde do paciente será sempre prioridade nos procedimentos cirúrgicos. Por isso, logo nas primeiras consultas, os médicos envolvidos já consideram o histórico do paciente, se ele tem algum tipo de alergia, se sofre de insuficiência cardíaca, se passou por outras cirurgias anteriormente, além de solicitar uma bateria de exames.

Entre os exames geralmente solicitados antes da realização da cirurgia bariátrica, a fim de reduzir riscos e a possibilidade de problemas no procedimento, estão:

  • Hemograma: o hemograma pode detectar se a pessoa apresenta algum tipo de inflamação, anemia, leucemia e infecções.
  • Eritrograma: exame que avalia as condições e a quantidade de glóbulos vermelhos.
  • Leucograma: consiste em avaliar os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, que são as células responsáveis pela defesa do organismo.
  • Urina Tipo I: para diagnosticar possíveis infecções urinárias, avaliando as condições físicas, químicas e microscópicas da urina.
  • Protoparasitológico de fezes: exame capaz de detectar a presença de parasitoses intestinais, protozoários ou ovos de helmintos.
  • Glicemia: o exame mede a taxa de glicose na circulação sanguínea, avaliando as taxas de açúcar no sangue e diabetes.
  • Colesterol: indica a quantidade do colesterol total e todos os tipos de gordura presentes no sangue como LDL (colesterol ruim), HDL (colesterol bom) e triglicerídeos.
  • Eletrocardiograma: responsável por detectar possíveis problemas no coração, evitando eventuais transtornos e imprevistos durante a operação.
  • Coagulograma: trata-se do exame que identifica a possibilidade de coagulação do sangue ou a presença de algum distúrbio.
  • Ureia e creatinina: usado para avaliar a função dos rins, detectando insuficiência ou infecções.
  • Raios-X de tórax e espirometria: a função pulmonar também precisa ser avaliada, principalmente em pacientes asmáticos ou fumantes.

A importância do acompanhamento em clínicas especializadas

Encontrar uma clínica especializada em cirurgia bariátrica e que seja de confiança é uma ação bastante importante. A bariátrica não é um processo cirúrgico simples e, por isso, requer muito cuidado e experiência.

Visite o local escolhido, conheça mais sobre a técnica que será utilizada e tire todas as suas dúvidas. Verifique também se a clínica atua com equipe multidisciplinar, ou seja, se oferece acompanhamento de profissionais de diferentes áreas como nutrição, psicologia, endocrinologia, etc., se os exames preliminares de praxe são solicitados e avaliados com cuidado, se ela é reconhecida no mercado.

O Instituto de Medicina Sallet, fundado em 1999, oferece aos seus pacientes um atendimento de alta qualidade no tratamento clínico e cirúrgico de obesidade, doenças metabólicas e distúrbio no trato digestivo.

Com corpo médico altamente capacitado e com tecnologia de ponta, o portfólio da clínica conta com mais de 11 mil procedimentos cirúrgicos bariátricos e metabólicos realizados com sucesso.

Acesse nosso site e saiba mais sobre o Instituto de Medicina Sallet e seu método de trabalho e realize o seu sonho de mudar de vida com segurança.

One comment on “Conheça os exames necessários antes da cirurgia bariátrica

  1. Bom dia!

    Tenho 1.53m e 90,2kg. Gostaria de saber o preço da cirurgia Bypess e da Sleeve. Tenho o encaminhamento para cirurgia e estou tentando no Hospital do Servidor de Sao Paulo há três anos, como está demorando muito, pretendo fazer particular.
    Desde já agradeço, fico no aguardo de um contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *