Como perder peso corretamente?

Como perder peso corretamente? | Instituto de Medicina Sallet

Muitas pessoas têm como meta permanente perder peso. Na verdade, essa prática que frequentemente vem aliada às “dietas milagrosas” pode ser bastante nociva. Primeiramente, deve-se saber se, de fato, é preciso perder peso ou se já estamos na faixa de nosso peso ideal.

Depois, é preciso reduzir as medidas de modo saudável, sem radicalismos. Isso porque situações como sobrepeso ou obesidade podem se desenvolver a partir de diversos fatores, como maus hábitos ou até mesmo problemas de saúde.

Nesse contexto, é importante compreender qual é o seu peso ideal. E uma das formas de se ter esse conhecimento é por meio do cálculo do IMC – índice de massa corporal e do peso ideal. Esse índice é calculado a partir da relação entre o peso e a altura de cada pessoa. Ele indica a faixa de peso recomendada a cada indivíduo por estar compreendida entre o peso mínimo (IMC abaixo de 18,5) e o peso máximo (IMC até 25).

Então, se você fez o cálculo de seu Peso Ideal e detectou que precisa perder peso, confira, a seguir, nossas dicas para ajudá-lo nesse objetivo.

4 dicas para perder peso corretamente

Entre as boas práticas para perder peso de modo saudável estão:

  1. Procure uma equipe transdisciplinar especializada em tratamento de obesidade

Como vimos, seguir as conhecidas “dietas milagrosas” ou mesmo a dieta de outra pessoa pode ser algo prejudicial à sua saúde. Para ter o diagnóstico do que, de fato, está causando sobrepeso ou obesidade e a indicação do melhor tratamento para o seu caso em específico, é essencial buscar o apoio de um profissional.

Um nutricionista, por exemplo, poderá montar o plano alimentar correto para o seu tipo de necessidade e metabolismo, ajudando-o a desenvolver uma rotina alimentar mais saudável e favorável ao emagrecimento.

  1. Faça check-ups periodicamente

A prática do check-up regular é bastante positiva para ajudar a detectar problemas em seu estágio inicial, tornando mais ágil e assertivo o seu tratamento.

A falta de vitaminas, de ferro, entre outros elementos, pode causar diversos problemas de saúde. E fazendo os check-ups você poderá detectá-los antes que se tornem mais graves, ajustando adequadamente sua dieta para perder peso sem perder saúde.

  1. Invista em atividades físicas

Realizar atividades físicas regularmente é recomendado em qualquer situação, ainda mais quando se quer perder peso. Sendo assim, o sedentarismo é um inimigo que precisa ser vencido para se perder peso de modo saudável.

Por isso, encontre uma atividade física que seja do seu interesse em uma academia ou mesmo para ser praticada em casa ou em um parque – o importante é manter seu corpo em movimento.

Saiba que, além de ajudá-lo a perder gordura e a criar massa magra, praticar exercícios irá gerar uma sensação de bem-estar e reduzir a de ansiedade – que, muitas vezes, leva ao consumo excessivo de alimentos por impulsividade.

  1. Mude seus hábitos alimentares

Ao contrário do que algumas pessoas afirmam equivocadamente, “fechar a boca” não é uma boa prática para perder peso ou manter sua saúde. Na verdade, é preciso uma reeducação alimentar. E ela inclui, por exemplo, aumentar e variar o consumo de porções de frutas, legumes e verduras, além de incrementar a oferta de alimentos hiperproteicos.

Também é importante eliminar o consumo de itens processados e de fast food de sua rotina. Além de causar diversos tipos de doenças, esse tipo de alimento comumente tem em sua composição gorduras, sódio e carboidratos simples em excesso, o que torna o processo de emagrecimento muito mais difícil.

Ainda, comer mais regularmente, mas em menores quantidades, também pode ajudá-lo a perder peso. Naturalmente, para isso, é preciso dar preferência a alimentos mais nutritivos.

De acordo com um estudo, 80% dos brasileiros não adotam uma alimentação regrada. E para viver com mais saúde e conseguir perder peso, adotar hábitos como os que vimos aqui é essencial para mudar esse quadro e alcançar melhores resultados.

Por fim, vale lembrar de que muitas pessoas que estão querendo perder peso cogitam a cirurgia bariátrica. Ela, de fato, é recomendada para determinados casos, mas essa indicação somente pode ser dada por um especialista.

E para aprender mais sobre o tema, confira nosso artigo com exemplos de hábitos que ajudam no emagrecimento saudável e na qualidade de vida.

7 comments on “Como perder peso corretamente?

  1. Possuo plano Notre Dame Intermedica
    REDE 141 SPECIAL I
    Gostaria de agendar uma consulta .
    Gostaria de fazer a cirúrgica Bariátrica .
    Me ajuda por favor .

  2. Gostaria de fazer a bariátrica. Não estou conseguindo fazer regime.Caso eu faça, quais são as recomendações pré e pós cirúrgico?
    É rápido a cirurgia?Muitas dores?

  3. bom dia obrigada pelas orientações, pois passo na nutricionista e tbm passo com endócrino pq tenho hipotireoidismo ,sigo una dieta de acordo com as minhas condições, porém eu emagreço e volto a engordar faço caminhada e atividades aqui na sociedade de 2 e 4 feiras de 1 hora e meia só q nao consigo manter o q perdi. e agora nos meus últimos exames estou com colesterol alto e com triglicérides alto tbm .li sobre alimentação balanceada q vcs enviaram e bem parecido com a dieta q minha nutricionista passa e mesmo assim na8 estou conseguindo .grata pela atenção. só q não tenho condições de fazer a cirurgia.

  4. Adorei .conhece-los essas ideias.e saber que posso perder alguns quilinhos ,e manter .com suas ajudas .muito obrigada.

  5. Bom dia.. São 4 horas d manhã e me veio a vontade de ler sobre emagrecer.. novamente… Gostaria de deixar.meu relato breve…. Que após uma queda que resultou em 6 pinos e uma placa… mudou completamente meu lado feminino de ser… não sei porque parece que descer do “salto”,tenha.mexido tanto comigo 1que só me dei conta depois de 4 anos… E que hoelje dia 29/12 esse horário resolvi começar a.mudar a história come ando.por saber mais o que posso fazer o que meu corpo estava acostumado fiz luta algumas vezes Muai thay… depois fiz academia por 8 meses… hoje vivo um dilema em minha que só.oercebi de quem é a culpa é minha mesmo por me permitir fraquejar e desistir de ficar bem.cuidar da saúde…obrigado pela atenção… meu PLANO É AMIL se poder dar o retorno fico grata… só de me abrir os olhos quanto a minha vida e meu corpo..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *