Como o esporte pode ser um aliado na sua mudança de vida pré e pós-cirurgia bariátrica?

Conheça os benefícios que as práticas esportivas podem proporcionar e seu poder transformador em pacientes bariátricos

Os benefícios da atividade física e dos esportes são bastante conhecidos e amplamente citados para a busca por uma vida saudável e equilibrada. Assim, para uma mudança de vida, a prática esportiva aliada à alimentação saudável é um passo primordial para o bem-estar. 

O paciente que decide pela cirurgia bariátrica precisa saber que, para alcançar os resultados desejados, deverá realizar mudanças em seu estilo de vida e as práticas esportivas são parte indispensável para isso.

Continue a leitura e saiba mais sobre os benefícios das práticas esportivas e de seu poder transformador em pacientes bariátricos. Acompanhe a seguir.

Benefícios da atividade física: o esporte como agente transformador

Muitas pessoas ainda não percebem o esporte como um meio para melhorar suas vidas. Entretanto, em uma vida agitada, repleta de trabalho e de afazeres, a prática de esportes torna-se um momento de autocuidado, de investimento no seu bem-estar. 

De maneira geral, os benefícios das práticas esportivas começam com a melhora da saúde física e mental, perda de peso, fortalecimento muscular, alívio de dores, aumento da disposição e da motivação para cumprir com os demais compromissos de rotina.

Mas eles vão além: ajudam a criar condições para nosso organismo funcionar melhor e aumentar a imunidade, o esporte aumenta a sensação de prazer e bem-estar, fundamentais para a nossa saúde integral.

Com isso, os benefícios da atividade física e da prática esportiva regular podem ser transformadores, permitindo uma melhora ampla na qualidade de vida do paciente bariátrico, tanto no pré-operatório, quanto na recuperação pós-cirúrgica.

Paciente bariátrico e os benefícios da atividade física e do esporte

Assim como você precisa realizar exercícios físicos para se preparar no pré-operatório, também precisará adotar uma rotina de atividades físicas para garantir que os resultados sejam efetivos após a realização da cirurgia bariátrica.

Aliado à uma dieta equilibrada, o esporte é capaz de mudar o seu corpo, a sua relação com o mundo e com as pessoas. Além do mais, a prática esportiva libera endorfina em seu organismo, proporcionando uma vida mais feliz e melhora de humor. 

No período pós-cirúrgico, a prática esportiva ajudará a controlar doenças como o diabetes tipo 2, uma comorbidade recorrente nos pacientes que sofrem de obesidade.

Ainda, modalidades como a musculação e exercícios resistidos serão essenciais para que o paciente mantenha massa magra e fortaleça suas articulações (que estavam sobrecarregadas com o sobrepeso) e, de maneira geral, permitirão uma recuperação mais rápida e segura da cirurgia. Geralmente, caminhadas leves e exercícios de respiração e flexibilidade são liberados no primeiro mês de cirurgia.

É válido salientar que, antes de escolher um novo esporte, é importante buscar a recomendação de um profissional, considerando questões como intensidade, impacto e outras que sejam ideais para o seu caso. Sempre aliando a isso seus interesses e preferências. A prática de esportes deve ser agradável e prazerosa!

Como vimos, os benefícios da atividade física e dos esportes são vastos e significativos, abrangendo desde melhorias nas funções respiratórias, cardiovasculares, imunológicas, controle do estresse, melhora do sono e aumento de autoestima.

Para o paciente bariátrico, não é apenas recomendado, mas indispensável adotar essas práticas em sua rotina, tanto antes quanto após a cirurgia, ajudando a preparar o corpo para as mudanças que virão com a bariátrica, como para manter os resultados do procedimento e na construção de um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

Se você quer contar com os benefícios da atividade física e dos esportes e transformar sua vida, agende uma avaliação corporal 3D no Instituto de Medicina Sallet e saiba por onde começar a prática de atividade física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *