Como funciona a técnica de Bypass Gástrico

Como funciona a técnica de Bypass Gástrico - Instituto Sallet

Se você cogita a possibilidade ou vai realizar uma cirurgia bariátrica, é normal que surjam dúvidas sobre o assunto, seja ao pesquisar informações ou durante as etapas que antecedem o processo. Entre os principais questionamentos, estão as derivações técnicas e os tipos de cirurgias, incluindo o Bypass Gástrico.

Neste artigo, descubra mais sobre o tema e o funcionamento da técnica de Bypass Gástrico. Acompanhe a seguir.

A definição do tipo de cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é realizada em casos específicos, quando tratamentos tradicionais já foram aplicados, mas não houve eficácia.

Seu intuito é alterar o sistema digestivo para diminuir a quantidade de comida ingerida ou, ainda, para mudar o processo natural de digestão, com o objetivo de reduzir a quantidade de calorias absorvidas, contribuindo para a perda de peso e tratando ou diminuindo o risco de doenças associadas.

Existe mais de uma técnica para a realização da cirurgia bariátrica e o médico especialista é quem define qual é o tipo de procedimento mais adequado de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

As cirurgias podem ser realizadas por meio de um corte no abdômen ou por videolaparoscopia, quando pequenos cortes são feitos durante o processo cirúrgico. Entre os métodos, destacam-se a banda gástrica, gastrectomia vertical, derivação biliopancreática e o Bypass Gástrico, capaz de reduzir o peso inicial em até 80%.

Como é a técnica de Bypass Gástrico?

O Bypass Gástrico – também conhecido como Gastroplastia com Derivação Intestinal em Y de Roux – é uma cirurgia invasiva, realizada com anestesia geral, por meio da qual reduz-se parte do estômago, de modo que o espaço para armazenamento de alimentos e a absorção de calorias sejam diminuídos.

Ainda, o procedimento faz com que a sensação de saciedade aumente e a vontade de comer por prazer e não por necessidade diminua, favorecendo um emagrecimento consistente do paciente e a adoção de melhores hábitos alimentares.

No Brasil, a técnica corresponde a 75% das cirurgias realizadas, consagrando-se como o método mais utilizado devido à eficácia e à segurança proporcionadas.

Entretanto é importante saber que o método é recomendado apenas para pacientes com IMC superior a 40 kg/m² ou com IMC acima de 35 kg/m², mas que já tenham registrado algum problema de saúde em decorrência do excesso de peso. Ainda, muitas vezes, ele é indicado quando outras técnicas não apresentaram resultados satisfatórios.

O paciente submetido à cirurgia por meio da técnica de Bypass Gástrico pode perder entre 70% e 80% do peso inicial, levando em consideração que, ao realizar a cirurgia bariátrica, acontece menor ingestão de alimentos, além do aumento da saciedade, fatores que contribuem diretamente para o emagrecimento.

A recuperação pós-cirurgia é considerada lenta, podendo levar de seis meses a um ano. A maior perda de peso acontece nos primeiros três meses. Cuidados gerais, como seguir rigorosamente a dieta passada pelo nutricionista, tomar suplementos vitamínicos, cuidar do curativo e outros detalhes recomendados pela equipe médica, devem ser levados a sério, tanto para evitar complicações como para garantir todos os benefícios potenciais do procedimento.

Ao realizar a cirurgia bariátrica, é comum sentir náuseas, cólicas intestinais, azia e outros sintomas. Caso o problema persista ou complicações graves apareçam, é necessário consultar a sua equipe médica.

Antes de realizar a cirurgia bariátrica, seja por meio da técnica de Bypass Gástrico ou qualquer outra, é importante encontrar um profissional de confiança e uma equipe transdisciplinar preparada para atender as particularidades do seu caso, garantindo um pré e pós-operatório tranquilos.

Para saber mais sobre o assunto, baixe o e-book que preparamos com um guia prático da cirurgia bariátrica.

22 comments on “Como funciona a técnica de Bypass Gástrico

  1. Boa Noite! meu parente é paciente da clinica sallet fez cirurgia hoje dia 08/09/2021 gostaria de saber quais são os cuidados pós cirugico do curativo pra ,mim está cuidando dele após alta do hospital minha duvida é pode molhar curativo da cirurgia no banho ?
    pode tomar algo para solta gases?
    se pode fazer drenagem ?

    cirurgia que ele fez foi Bypass

  2. Olá, Edilene!

    Como vai?

    Agradecemos o seu contato.

    Este tipo de informação é fornecida no momento da alta hospitalar.

    Caso o seu parente não se recorde de ter recebido esta informação, entre em contato com o nosso numero de suporte cirúrgico, ele sempre é fornecido ao paciente.

    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação.

  3. BOM dia !Fiz uma cirurgia metabolica há dois anos tenho 1,50 de altura e estava com 72kg pressão alta pre diabética e muito infeliz perde 10kg depois de um anoganhei um kg agora exatamente com dois estou ganhando peso voltei no médico ele falou para converter para BAYPES quero fazer mas estou com medo de ficar só um esqueleto,gostaria de sua opinião não consigo perder peso mas não quero ficar só esqueleto

  4. Olá, Aurilene!

    Como vai?

    Agradecemos o contato.

    Neste caso, sugerimos que agende uma avaliação com um de nossos profissionais para entender se há indicação cirúrgica.

    Entrando em contato conosco pelo numero (11) 3046-9393, a senhora conseguirá realizar este agendamento.

    Aguardamos o seu contato 🙂

    Atenciosamente,

  5. Fiz a cirurgia bypass a 12 anos tive uma perda de 50k hoje estou com um reganho de peso de 8 k não consegui chegar na minha meta infelizmente eu poderia fazer uma cirurgia revisional

  6. Boa tarde, Márcia!

    Como vai?

    Agradecemos o seu contato!

    Para a realização de uma cirurgia revisional, nós sugerimos que agende uma consulta de avaliação para entender qual a indicação de tratamento no seu caso.

    Aguardamos o seu contato! 🙂

    Atenciosamente,

  7. Oi boa noite, eu fiz cirurgia bypess dia 18/10/2021, mas é normal vomita tudo que ingere líquido e pastoso eu estou tendo muita dor abdominal e gases.
    Eu tomo luftal e Buscopan mas não passa tenho muita colica. O que eu devo fazer…

  8. Olá, Valéria!

    Como vai?

    Nestes casos, orientamos ao paciente que retorne em consulta com o cirurgião para que possam avaliar o que está ocasionando este mal estar.

    Entre em contato conosco pelo numero (11) 3046-9393. Atendemos por whatsapp também por este mesmo número.

    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação.

  9. Boa tarde fiz minha cirurgia dia 8/11/2021 a baypps hoje tem.7 tou na dieta líquida ainda não evacuar até agora isso é normal pq estou tomando.so.liquido alguém aí pode tirar essa dúvida meu retorno com meu médico só dia 18 e tou preocupada se e normal devido como não tou me alimentando ainda.so liquido agradeço se alguém tirar essa dúvida pfv

  10. Olá, Joiane!

    Como vai?

    Agradecemos o seu contato.

    O ideal é sempre buscar a orientação da equipe que vem lhe acompanhando.

    Mas por ora, se você não estiver sentindo nenhum desconforto, não há de se preocupar. A não ser que essa situação se estenda por mais de 10 dias.

    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação.

  11. Olá, Layse!

    Tudo bem?

    Agradecemos o seu contato.

    A cirurgia Bypass poder ser revertida. Mas para isso, é necessário passar por uma avaliação médica. E assim, entender quais os riscos e benefícios para o seu caso.

    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação.

  12. Meu filho vai fazer essa cirurgia bypass ,gostaria de saber se e muito perigosa ,ele tem esofagite ,por isso foi indicada essa modalidade de bariatrica …gostaria de saber como e o pós operatório.
    Tem algum risco ? Pode voltar ao trabalho logo ? E terá que fazer a dieta por quanto tempo ?

  13. Olá, Daisy!

    Como vai?

    Agradecemos o seu contato.

    O risco do procedimento é baixo e vai melhorar a questão da esofagite do seu filho. No pós operatório a dieta liquida dura 30 dias e a restritiva vai até 90 dias. Caso a atividade do seu filho não envolva exercício físico, pode retornar em 15 dias. Pode ficar despreocupada, vai dar tudo certo.

    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação.

  14. Olá. Tenho interesse em saber mais sobre o procedimento. Estou há anos lidando com sobrepeso e tenho tido problemas respiratórios como falta de ar por qualquer esforço físico, tenho tido problemas de apneias. Você trabalham com convênio também?

  15. Tenho 3 cirurgias de hérnia de hiato, 1 volvo gástrico (na gravidez). Ainda sofro com o refluxo. Me indicaram Bypass. Tenho 1,62 altura e 62 kg. Estou com receio de ficar mto magra. É possível ao emagrecer tanto?

  16. Rosiane,

    Bom dia,

    Devido ao seu peso e altura, não existe indicação para a cirurgia de by pass, essa técnica é utilizada somente para indivíduos que possuem o índice de massa corpórea (IMC) com a classificação de obesidade grau II com doenças associadas ou grau III.
    Recomendamos que busque uma nova avaliação com gastroenterologista, no Instituto de Medicina Sallet temos cobertura dessa especialidade para alguns convênios. Entre em contato conosco para maiores informações : (11) 30469393. ( este número também é whats app)
    Atenciosamente,

    Equipe de Comunicação

  17. Olá, minha filha tem 120 kg está pré diabética, triglicerídeos e colesterol alto, insulina alta.Está em tratamento contra a obesidade há mais de 2 anos sem sucesso.Está em tratamento para depressão e isto,fez com que chegasse a este aumento de peso.Está em acompanhamento com neuropsiquiatra e psicóloga, desde 2020.
    Qual a cirurgia mais indicada pra ela???

  18. Bom dia, Gemima.

    Tudo bom?

    A indicação cirúrgica só é feita após avaliação criteriosa da equipe médica, para isso é necessário agendamento de consulta para solicitação de exames para posterior definição.

    Estamos disponíveis para maiores informações e esclarecimentos no telefone: (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).

    Atenciosamente,
    Equipe de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *