Como evitar o reganho de peso após cirurgia bariátrica

por que e tao dificil perder peso

Lutar contra a obesidade é uma tarefa extremamente desafiadora, uma batalha que muitas vezes não pode ser vencida sozinha. São nesses casos extremos, onde o paciente está muito acima do seu peso saudável, a reeducação alimentar é difícil e os exercícios físicos as vezes não são nem possíveis, que se encaixa a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é uma intervenção médica onde, uma parte do estômago é “desativada”. Existem vários tipos de cirurgia, e todas elas consistem basicamente em reduzir o tamanho do estômago, e em alguns casos do intestino também, para que a quantidade de alimentos ingeridos seja menor, e o emagrecimento seja possível.

O processo pós-operatório requer um nível maior de atenção e cuidados, envolve um acompanhamento médico constante com uma equipe multidisciplinar onde, nutricionistas, endocrinologistas e psicólogos, orientam o paciente.

Esse acompanhamento é necessário para que o paciente, tenha um bom emagrecimento sem que sua saúde física e mental seja colocada em risco. Já que com a redução da capacidade do estômago, também é reduzida a capacidade de absorção de nutrientes e vitaminas provenientes dos alimentos. O que pode acabar promovendo alguns problemas como fraqueza, queda de cabelo e outros mais graves.

Além disso, a perda de peso acelerada costuma mexer muito com o emocional dos pacientes operados. As pessoas que se submetem a esse procedimento eliminam a maior parte do seu peso excessivo. E seus cérebros algumas vezes demoram a entender que eles estão agora com um corpo mais magro e precisam adotar novos hábitos.

E esse é um dos principais motivos pelo qual muitos pacientes voltam a ganhar peso. O emagrecimento promovido pela cirurgia bariátrica é muito intenso e rápido, mas é fundamental que fique claro para o paciente que esse procedimento é apenas uma chance para que ele perca peso e possa adquirir novos hábitos mais saudáveis, tanto alimentares como físicos, e assim superar a obesidade.

Como nao voltar a engordar depois cirurgia bariatrica

Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica?

Aparentemente essa é uma tarefa simples, mas que precisa ser levada com muita seriedade, do contrário, não existirão resultados positivos. Para que seja possível manter um peso saudável depois da cirurgia bariátrica é fundamental que se mantenha o acompanhamento médico, e criem-se melhores hábitos.

Os pacientes depois que são “liberados” pela nutricionista, entendem que podem voltar a se alimentar como antes, da mesma maneira que os levaram a um quadro sério de obesidade. É preciso entender que a cirurgia bariátrica não é um milagre, ela não permitirá que você coma o que quiser e não engorde.

Mesmo comendo em menor quantidade, nesta fase os pacientes tendem a ingerir alimentos muito calóricos e de baixa nutrição como sorvetes, doces, frituras, etc. Logo, é preciso manter uma alimentação regrada e saudável.

Outro passo importante para evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica é a prática de atividades físicas. Os exercícios além de serem importantes no processo de eliminação de peso, são fundamentais para a manutenção dele.

Com uma capacidade de armazenamento menor no estômago, os pacientes tendem a começar a beliscar os alimentos, e fazem isso durante todo o dia. De maneira errada, com intervalos inadequados e alimentos que não são saudáveis. Evitar o hábito de beliscar é preciso.

Alguns pacientes, por falta de acompanhamento médico muitas vezes, acabam desenvolvendo transtornos alimentares. Desencadeados por depressão e ansiedade, por exemplo.

Como nao voltar a engordar depois cirurgia bariatrica 2

O que faz com que a bariátrica não alcance o resultado com alguns pacientes?

O fator principal para pacientes nestas situações costuma ser o quadro psiquiátrico do paciente. Quando esses não são bem avaliados no período pré-operatório, principalmente, não recebendo um diagnóstico e tratamentos mais precisos, eles tendem a não obter bons resultados em relação à perda de peso, e manutenção dessa perda.

É importante que a obesidade seja tratada como uma doença, pois, é disso que ela se trata. Por isso, um acompanhamento psiquiátrico pré e pós-operatório, inclusive com o uso de medicamentos, se necessário, é importante.

 

Quer saber mais sobre Cirurgias de Redução de Estômago? Clique aqui e baixe o nosso [eBook] : Cirurgias de Redução de Estômago – O que são e quais as indicações

 

Outro fator importante no pós-operatório da cirurgia bariátrica

Outro ponto importante que deve ser considerado após a cirurgia bariátrica é a suplementação alimentar. O rápido processo de emagrecimento após a cirurgia gera um grande déficit de nutrientes e vitaminas.

Isso acontece porque, a maior parte da absorção dessas substâncias ocorre no intestino, e em alguns casos cirúrgicos, uma parte do intestino também é inutilizada. Por isso, é fundamental que exista uma suplementação alimentar onde vitaminas, minerais e diversos outros nutrientes sejam ingeridos através de cápsulas. Essa suplementação ajuda a evitar a fome excessiva, promovida pelo organismo pelo déficit desses nutrientes. Além de manter a saúde em dia.

Todos esses fatores levam a ter a certeza de que, poder contar com uma boa equipe médica multidisciplinar, tanto no pré-operatório da cirurgia bariátrica como nos pós é o caminho mais assertivo para se obter bons resultados. Tanto na cirurgia como na perda de peso e na manutenção dos quilos eliminados.

Por isso, antes de tomar a decisão de realizar a cirurgia, pesquise bem os locais onde todo esse tratamento e acompanhamento é possível e tenha certeza de estar cercado de profissionais realmente competentes e dedicados. Pois, o fator principal para evitar o reganho de peso após uma cirurgia bariátrica é o comprometimento com os novos hábitos por parte do paciente, e a competência da equipe médica que o acompanha.

Quer saber mais sobre o pós-operatório da Cirurgia Bariátrica? Confira o Guia completo que preparamos. Clique aqui e baixe gratuitamente!

Gostou desse artigo? Compartilhe com outras pessoas!

28 comments on “Como evitar o reganho de peso após cirurgia bariátrica

  1. Já está fazendo acompanhamento com nossa equipe? Entre em contato conosco para orientações: 11 3046-9393.

  2. Fiz a cirurgia a 1 ano e 10 meses
    O medico informou que eu iria chegar no minimo a 75kg mais cheguei a 66kg
    Nos ultimos 3 meses tive um ganho de 3kg e estou preocupada
    Comecei essa semana a fazer caminhadas e correr
    Estou preocupada em voltar a engordar

  3. Olá, Bruna!

    É importante que mantenha o acompanhamento com a equipe transdisciplinar sempre. Nosso atendimento está normalizado com algumas medidas devido ao atual cenário. Contate-nos e agende sua consulta.

  4. Olá! Deve buscar pela equipe transdisciplinar para investigar o reganho de peso. É importante que os pacientes mantenham o acompanhamento da equipe.

  5. Puts eu estou com 5 anos de operada e tive um reganho de peso 25 quilos, estou super mal com isso. Queria muito que alguém me ajudasse mais depois da bariátrica tudo se tornou impossível ate mesmo perde peso. Nada mais me faz sentindo me sinto frustrada e desanimada.

  6. Eu fiz a 9 anos minha cirurgia, emagreci 61 kg, e engordei 25, é muito dificill entender que não se pode comer certas coisas, tive problemas com alcoolismo, mas hj nao bebo mais, é uma luta diaria para baixar o peso, fico triste por ter ganhado peso, e isos me leva a chorar tanto, que nem sei por onde começar

  7. Olá! É importante que mantenha o acompanhamento com a equipe transdisciplinar. Nós estamos sempre disponíveis em ajudá-los. Contate-nos.

  8. Olá! Contate-nos. Nossa equipe é completa e estamos sempre disponíveis em ajudá-la.

  9. Tenho 2 anos é 2 meses de cirurgia e engordei 4 quilos to desesperada será que consigo perder peso que eu ganhei..?

  10. Olá! O acompanhamento com a equipe transdisciplinar é essencial para que o paciente atinja seu objetivo. Agende uma consulta com nossa equipe. Estamos sempre à disposição.

  11. Boa noite
    Fiz a cirurgia bypess faz um ano..e ainda falta uns 10kg para alcançar minha meta..
    Quero saber se neste segundo ano de cirurgia consigo eliminar estes 10kg que estão faltando..pois estabilizou…

  12. Olá! O importante é continuar o acompanhamento com a equipe transdisciplinar e seguir todas as orientações para que alcance o objetivo. Se está com alguma dificuldade, não hesite em conversar com nossa equipe.

  13. Eu fiz bariátrica a 2 anos e não bati aeta falta 6 kilos e ainda tá difícil porque comecei a beber bebida alcoólatra e tá difícil preciso de ajuda

  14. Eu fiz bariátrica a 2 anos e não bati aeta falta 6 kilos e ainda tá difícil porque comecei a beber bebida alcoólatra e tá difícil preciso de ajuda

  15. Olá Marli, estamos à disposição para ajudá-la. Entre em contato conosco e agende sua consulta.

  16. Olá Marli, entre em contato com nossa Central de Atendimento e agende uma consulta. Nossos especialistas estão à disposição para ajudá-lo.

  17. Olá,meu nome é Talita esse ano completo 10 anos de bari, tive duas gestações após a cirurgia e vim ter reganho de peso de 2019 ate agora ja foram 8 kilos tento e não estou conseguindo eliminar agora começei a ter compulsão por bebida alcoolica. estou desesperada

  18. Olá,meu nome é Talita esse ano completo 10 anos de bari, tive duas gestações após a cirurgia e vim ter reganho de peso de 2019 ate agora ja foram 8 kilos tento e não estou conseguindo eliminar agora começei a ter compulsão por bebida alcoolica. estou desesperada

  19. Talita, agradecemos o seu contato.

    Neste caso, sugerimos que você agende uma consulta com um de nossos especialistas para obter um parecer.

    Entre em contato pelo nosso numero de telefone (11) 3046-9393 ou envie um e-mail para agendamento@sallet.com.br.

    Aguardamos seu contato.

    Equipe de Comunicação.

  20. Olá, Talita. Tudo bem?

    Agradecemos o seu contato.

    Nesse caso, orientamos que faça uma avaliação com um de nossos especialistas para compreender melhor o seu caso. Você pode realizar o agendamento por meio do telefone: 11 3046-9393 ou, caso preferir, por meio do e-mail agendamento@sallet.com.br.

    Aguardamos o seu contato!

    Atenciosamente,
    Equipe de Comunicação.

  21. Completei um ano e um mês de cirugia eliminei 44 kilos falta 15 para a minha meta mais acabei relaxando e engordei 3 kilos estou fazendo tudo errado meu Deus

  22. Olá, Willian!

    Como vai?

    Agradecemos o seu contato.

    O reganho de peso pode ocorrer, mas o importante é não desanimar.

    Estimamos que siga com os bons resultados!

    Estamos a disposição.

    Atenciosamente,

    Equipe de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *