Como evitar a flacidez após a cirurgia bariátrica?

Como evitar a flacidez após a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica promove uma significativa redução de tecido adiposo e, com isso, a pele perde elasticidade, torna-se flácida e causa situações incômodas como problemas posturais, dermatológicos e também estéticos. Saiba que é possível evitar a flacidez seguindo as orientações da equipe multidisciplinar.

Após a cirurgia bariátrica, muitos pacientes perdem tanto peso que acabam ficando com a pele flácida, já que ocorre, também, uma volumosa perda de tecido adiposo – um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza por armazenar gordura em células especializadas, denominadas adipócitos.

Acontece que, quando uma pessoa obesa elimina o excesso de gordura de forma acentuada – resultado de um procedimento bariátrico – a pele pode não apresentar a mesma elasticidade, podendo “despencar” sobre abdômen, costas, braços e pernas.

Após a cirurgia bariátrica todo o paciente tem flacidez?

A quantidade de pele flácida que um paciente poderá apresentar após o procedimento bariátrico é bastante variável e dependerá de diversos fatores.

Entre eles, o peso anterior, a idade do paciente, seu histórico de tabagismo e sua genética. Também pode depender do tipo de procedimento realizado. Cirurgias como Bypass Gástrico e Sleeve Gástrico promovem uma perda de excesso de peso média de 80% nos primeiros 18 meses, enquanto o Balão Gástrico ou a Gastroplastia Endoscópica, que promovem perda de peso de forma mais gradativa. Por isso, é possível afirmar que quanto mais rápido uma pessoa perde peso, mais excesso de pele como resultado do tratamento.
O excesso de pele pode levar a infecções e dermatites. A pele flácida cria dobras que são mais difíceis de limpar. Há situações nas quais o excesso de pele causa atrito que levam a escoriações e rachaduras na pele, abrindo caminho para infecções.

A flacidez não é apenas um problema estético
Mas é importante destacar que a cirurgia bariátrica é um procedimento médico e não estético, porém, essa é uma questão que vai muito além da aparência. 

Há alguns problemas que podem ser causados ​​pelo excesso ou pela flacidez da pele, tais como dificuldades posturais, dermatites, falta de apetite sexual, entre outros.
A obesidade é fator de risco para o agravamento de inúmeras doenças e prejudica não só a saúde e o bem-estar, mas a autoestima, auto aceitação e relacionamentos pessoais. A flacidez muscular depois de um processo de emagrecimento é um dos fatores que pode provocar prejuízos emocionais à imagem corporal de algumas pessoas. Por isso, o acompanhamento transdisciplinar que envolve psicólogos, preparadores físicos e nutricionistas, é tão importante! Há que lembrar, a propósito, que as cirurgias reparadoras estarão liberadas somente dois anos depois da cirurgia bariátrica.

Como evitar e minimizar o efeito da flacidez depois da cirurgia bariátrica?

Se você está apreensiva com a pele flácida após a cirurgia, seja por motivos de saúde ou porque está preocupada com a aparência, saiba que nem sempre será necessário recorrer à cirurgia reparadora. É importante saber que existem muitas maneiras de minimizar a flacidez após a bariátrica. Entre eles, podemos destacar:

Siga as recomendações da equipe transdisciplinar

Após a cirurgia bariátrica, a equipe transdisciplinar irá fazer indicações de mudanças importantes no estilo de vida do paciente para manter os resultados obtidos com o procedimento.

Isso envolve manter uma rotina nutricional equilibrada, que inclui a adequação do plano alimentar em cada fase do pós-operatório e o consumo de suplementos, fundamentais para o sucesso do tratamento. O consumo adequado de nutrientes e manutenção do plano alimentar podem ajudar a minimizar os efeitos da flacidez.

Perder gordura é ótimo, mas prevenir a perda muscular – e até mesmo construir novos músculos – pode ajudar a tonificar a pele e prevenir a flacidez.

Beber bastante água

A hidratação é fundamental para promover equilíbrio e estimular o bom funcionamento do organismo. O consumo de líquidos ajudará a manter sua pele mais saudável.

Praticar regularmente exercícios físicos

Os exercícios físicos, principalmente aqueles de resistência ou que utilizam pesos, ajudam a prevenir a flacidez da pele, pois ajudam na construção muscular e fortalecimento.

Lembre-se que a cirurgia bariátrica promove mudanças de hábitos e envolve, principalmente, plano alimentar balanceado e prática regular de exercícios físicos. Tomar essas duas atitudes irá ajudar a transformar sua mente e seu corpo.

Para saber mais sobre cirurgia bariátrica e todos os cuidados que devem ser tomados depois do procedimento cirúrgico, continue acompanhando o nosso blog ou baixe nossos materiais educativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *