Como deve ser a dieta antes da cirurgia bariátrica?

Como deve ser a dieta antes da cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é apontada como o melhor procedimento para pessoas com obesidade grau II ou mais elevada. Ela é capaz de contribuir com a saúde e a qualidade de vida do paciente, sendo o recurso mais efetivo para lidar com a obesidade mais agravada e evitar potenciais problemas provenientes desse quadro.

No entanto, para que os benefícios sejam obtidos, é preciso mudar os hábitos. Essa nova vida deve começar antes mesmo da cirurgia bariátrica, e o primeiro passo é ter uma alimentação saudável e balanceada.

O período entre marcar o dia da cirurgia até que ela realmente aconteça requer diversos cuidados. O paciente precisa não apenas se preparar para o procedimento cirúrgico como também ir se adaptando para a nova rotina que terá após a cirurgia.

Quando a cirurgia bariátrica é confirmada, o paciente passa a ser acompanhado por alguns profissionais especialistas em determinadas funções, um deles é o nutricionista. Isso porque a alimentação nesse período deve ser balanceada e sem exageros, pois perder peso pode garantir resultados ainda melhores depois da cirurgia a partir de bons hábitos.

Neste artigo, saiba mais sobre a dieta recomendada para quem irá se submeter a esse procedimento. Acompanhe a seguir.

Cirurgia bariátrica: dieta pré-operatória

Nesta etapa de transformação, é imprescindível procurar ajuda de um nutricionista. Ele é quem irá determinar como diminuir calorias sem perder nutrientes importantes para um bom funcionamento do corpo.

Entre as recomendações básicas, podemos destacar:

  • hidratar-se bem – água é essencial para o bom funcionamento de nossos sistemas;
  • comer a cada 3 ou 4 horas, em pequenas quantidades;
  • preferir os produtos na versão light;
  • abandonar o refrigerante e aderir ao consumo de bebidas naturais;
  • optar por cereais integrais;
  • diminuir o tamanho das porções, bem como a sua mordida;
  • substituir o açúcar comum por adoçante com as substâncias Sucralose® ou Estevia®;
  • preferir os grelhados aos alimentos fritos;
  • cortar ou diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • evitar embutidos, fast food e industrializados.

Riscos em não seguir a dieta pré-cirurgia bariátrica

Se estamos falando em busca pelo emagrecimento, engordar seria o pior dos pesadelos. Nesse caso, se o paciente não mudar seus hábitos alimentares, antes e depois da cirurgia, provavelmente ele voltará a ganhar peso.

Além disso, caso a dieta não seja prescrita por um profissional qualificado, outros problemas relacionados à carência nutricional também podem aparecer. De fato, isso é muito comum quando ingerimos menor quantidade de comida e diminuímos a absorção de nutrientes. As deficiências mais comuns nesse cenário são:

  • anemia;
  • deficiência de ferro;
  • osteoporose;
  • síndrome Wernick;
  • flacidez muscular.

Além do cuidado com a alimentação, outras atitudes devem ser tomadas para garantir que a cirurgia seja um sucesso, assim como a nova fase da sua vida, após essa transformação.

Entre elas, praticar exercícios físicos é uma das mais importantes ações complementares nesse processo. Em conjunto com uma boa alimentação, esse novo estilo de vida pode trazer resultados surpreendentes, melhorando e muito sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a preparação para a Cirurgia Bariátrica? Confira o Guia completo que preparamos. Clique aqui e baixe gratuitamente!

One comment on “Como deve ser a dieta antes da cirurgia bariátrica?

  1. Boa noite Dr.
    Gostei do que li, mas já fiz a cerugia a 15 de maio e fiz a dieta antes.
    Só que neste momento estou passando por um momento difícil, estou com uma infecção no intestino e no estoumago, não está sendo fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *