Cirurgia bariátrica e o controle de diabetes: qual a relação?

Cirurgia bariátrica e o controle de diabetes- qual a relação - Instituto Sallet

O diabetes cresceu 61,8% em 10 anos na população brasileira, entre 2006 a 2016, segundo informação do Governo Federal.  Essa doença causa diversos transtornos para o indivíduo, que precisa fazer o seu controle para ter uma vida mais saudável – uma das formas é por meio da cirurgia bariátrica, que além de oferecer ótimos resultados no tratamento da obesidade, também pode controlar o diabetes.

Assim, conheça qual a relação entre o controle de diabetes tipo 2 e a cirurgia bariátrica.

Tipos de diabetes

Primeiramente, é preciso conhecer os tipos de diabetes:

Diabetes tipo 1

O diabetes tipo 1 geralmente ocorre em pessoas magras. O pâncreas da pessoa com a doença não produz insulina, por isso é necessário a reposição da insulina, além da mudança em seu estilo de vida, como ter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas.

Diabetes tipo 2

O tipo 2 é mais frequente em pessoas obesas, a partir dos 40 anos, e também em pessoas que já tenham casos na família.

É o tipo mais comum. Nessa doença o pâncreas não produz insulina suficiente ou não realiza de forma adequada a diminuição da glicemia. Assim, é necessário fazer o seu controle para evitar diversos problemas de saúde causados pelo diabetes tipo 2.

Relação entre cirurgia bariátrica e o controle de diabetes

Ao submeter-se a uma cirurgia bariátrica para o controle de diabetes, o paciente tem a redução da grelina, hormônio produzido pelo estômago e responsável pelo controle da fome e saciedade. Na cirurgia bariátrica com redução do tamanho do estômago ocorre uma queda da produção de grelina e consequentemente, o paciente tem menos fome.

Além disso, com a cirurgia bariátrica o alimento possui uma digestão mais acelerada, o que ajuda na liberação de hormônios, entre eles o GLP 1, que age sobre o pâncreas na produção de mais insulina. Dessa forma, ocorre a diminuição do açúcar no sangue.

Por fim, a cirurgia bariátrica causa o emagrecimento e, com isso, a insulina trabalha melhor no corpo, controlando o diabetes tipo 2.

Benefícios da bariátrica para diabéticos tipo 2

A cirurgia bariátrica oferece muitos benefícios como:

  • Controle de diabetes tipo 2;
  • Emagrecimento saudável;
  • Controle e diminuição de doenças relacionadas a obesidade;
  • Maior qualidade de vida.

 

Confira abaixo o vídeo que trata do assunto, apresentado pelo Dr. Sallet:

 

 

Indicações, contraindicações e restrições

Para realizar a bariátrica para o controle de diabetes, o paciente precisa se adequar às indicações, contraindicações e restrições definidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM):

  • Idade mínima de 30 anos;
  • Idade máxima de 70 anos;
  • Ter menos de 10 anos de diagnóstico de diabetes;
  • IMC entre 30 kg/m2 e 34 kg/m2;
  • IMC maior 35 kg/m2;
  • Diabetes não controlado
  •  Comprovação de outros tratamentos sem sucesso para controle do diabetes.

 

É sempre bom lembrar que apesar das indicações, o recomendado é consultar sua equipe transdisciplinar e realizar uma avaliação criteriosa do seu caso, a fim de saber se há indicação cirúrgica ou não para o seu tratamento de diabetes tipo 2.

Gostou de saber sobre a relação entre o controle do diabetes e a cirurgia bariátrica? Então aprofunde-se no assunto e leia também o artigo “Cirurgias bariátricas: o que são, quais as indicações e quem realiza”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *