Bioimpedância

Bioimpedância. O que é?

O exame de bioimpedância avalia a composição corporal do organismo, a fim de identificar ganhos ou perdas de acordo com o plano de treino ou da dieta.
O método da bioimpedância elétrica baseia-se na condução de uma corrente de baixa intensidade pelo corpo do indivíduo. A massa magra conduz a eletricidade mais facilmente por possuir um elevado conteúdo de água, enquanto que a massa gorda oferece maior resistência por apresentar um baixo nível de hidratação.
O principal objetivo da avaliação da composição corporal é determinar as quantidades de massa magra e massa gorda do organismo. Isto se torna importante ao imaginarmos dois indivíduos com o mesmo peso e estatura, porém com composições corporais diferentes.
A Massa Magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias e a Massa Gorda é composta de gordura corporal.

Quando devo fazer o exame de bioimpedância?

Para os pacientes que serão submetidos à cirurgia bariátrica, realizar o exame de bioimpedância antes do procedimento é fundamental a fim de medir a massa corpórea. Depois do processo cirúrgico, a realização periódica da avaliação também se faz necessária.

Há restrições para o exame de bioimpedância?

De modo geral, não há restrições para realização do exame, exceto para pessoas com pinos, placas metálicas e gestantes.

Preparação para o exame de bioimpedância

Para garantir resultados precisos, é necessário tomar alguns cuidados, tais como:

• Evitar comer e tomar café nas quatro horas anteriores.
• Não ingerir bebida alcoólica nas 24 horas anteriores.
• Beber de 2 a 4 copos de água duas horas antes do exame.
• Não passar creme nos pés ou nas mãos.
• Urinar 30 minutos antes do procedimento.
• Usar peças de roupas leves para ajudar na precisão do resultado.
• Não frequentar saunas durante as 12 horas que antecedem o exame.

Além desses cuidados, outros podem ser solicitados por seu médico. É importante lembrar de que se deve cumprir em totalidade os requisitos preparatórios para realização do exame de bioimpedância para que ele, de fato, seja preciso.