Barilife: a carteirinha digital do paciente bariátrico

Barilife

Você sabia que pacientes bariátricos podem ter acesso a um localizador de médicos e especialistas, receber orientações sobre o tratamento da obesidade, além de descontos em restaurantes por meio de um aplicativo? Conheça o Barilife, suas funcionalidades e como usufruir de seus benefícios.

Disponibilizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a Barilife – Carteirinha de Identificação do Paciente Bariátrico, ganhou a sua versão digital por meio de aplicativo nas versões IOS e Android. Além de identificar e prover benefícios aos pacientes bariátricos, o aplicativo permite o acesso a um mapa em tempo real com localizador médico e demais profissionais especializados no tratamento da obesidade e doenças metabólicas.

O que é o Barilife e qual a sua importância para o paciente bariátrico?

O Barilife é uma iniciativa da SBCBM que visa modernizar a antiga carteirinha física e fornecer mais facilidades ao paciente bariátrico por meio de um aplicativo celular amigável e intuitivo.

Trata-se, ainda, de uma maneira prática e segura de identificar os pacientes operados e oferecer a eles serviços e benefícios adicionais.

Outro fator que indica a importância de uma iniciativa como o Barilife é que o aplicativo será utilizado como uma maneira de comprovar a situação do paciente em caso de atendimento emergencial ou urgência.

Quais os benefícios do aplicativo Barilife?

O Barilife oferece diversas facilidades e serviços úteis ao paciente que se submeteu a uma cirurgia bariátrica. Há, portanto, muitas razões para providenciar a sua carteirinha digital e utilizar o app, incluindo:

  • O app é gratuito, possui interface amigável e fácil de usar;
  • Permite a identificação rápida do paciente e da cirurgia realizada, algo importante para trazer assertividade aos atendimentos emergenciais;
  • Oferece descontos em estabelecimentos credenciados como restaurantes;
  • Auxilia a localização de hospitais, clínicas, médicos e especialistas voltados ao atendimento aos pacientes bariátricos por meio de recurso de geolocalização;
  • Forma digitalizada de centralizar informações sobre o histórico do paciente, algo útil também para o acompanhamento do tratamento;
  • Em SP, é possível obter desconto de até 50% em refeições servidas em serviços de alimentação à la carte e em rodízios. Em outros estados, há iniciativas semelhantes que podem ser consultadas nos órgãos públicos competentes;
  • Obtenção de orientações pré e pós-operatórias, além de dicas sobre alimentação, receitas para pacientes bariátricos, exercícios físicos e outras diretamente no app.

Quem pode utilizar o Barilife e como fazer o cadastro?

Apenas quem realizou a operação com um cirurgião bariátrico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) poderá usufruir dos benefícios do Barilife.

Para isso, será preciso baixar o aplicativo (na loja virtual da Apple ou Android) e realizar um rápido cadastro, preenchendo os dados solicitados. As informações, posteriormente, deverão ser validadas pelo cirurgião responsável pelo procedimento.

Entre as informações que serão solicitadas para o cadastramento, estão:

  • Dados de identificação (nome completo do paciente, data de nascimento e número do CPF);
  • Dados de contato (endereço, telefone e e-mail);
  • Peso e altura;
  • Data de realização e tipo de cirurgia feita;
  • Total de dias internado;
  • Instituição na qual foi feito o procedimento e cirurgião responsável*.

*Para nossos pacientes, o prazo de liberação é de até 3 dias após o preenchimento do cadastro.

Já tem a sua carteirinha digital Barilife? O que você está esperando para aproveitar todos esses benefícios? Consulte o Instituto de Medicina Sallet e saiba como realizar seu cadastro!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *