Além da redução de peso, veja 6 benefícios da cirurgia bariátrica

Além da redução de peso, veja 6 benefícios da cirurgia bariátrica

A perda de peso, naturalmente, é um dos ganhos mais evidentes proporcionados pela cirurgia bariátrica e o principal motivador para pacientes procurarem por esse tipo de procedimento. No entanto, a cirurgia possibilita também outros benefícios importantes para o paciente.

Neste artigo, conheça seis exemplos de ganhos adicionais de saúde, bem-estar e qualidade de vida possibilitados pela cirurgia bariátrica. Acompanhe a seguir.

Cirurgia bariátrica: 6 benefícios adicionais

Os benefícios que podem ser conquistados por quem faz a bariátrica e adota uma rotina e estilo de vida equilibrado são diversos. Entre eles, o procedimento:

1. Ajuda a reduzir os riscos de outras doenças

O excesso de peso está associado ao risco de desenvolvimento ou agravamento de diversas doenças. Entretanto, quando ele é eliminado, os níveis sanguíneos e outros indicadores de nosso corpo tendem a se estabilizarem. E isso favorece a melhora ou o controle de doenças e complicações na saúde como:

  • Diabetes tipo 2.
  • Hipertensão arterial.
  • Doenças cardíacas.
  • Asma.
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Artrite.
  • Apneia do sono.
  • Entre outras.

2. Melhora a vida sexual e fertilidade

Quem realiza a cirurgia bariátrica apresenta menos limitações físicas, o que favorece a melhora de sua vida sexual. Isso também estimula o aumento da libido e a melhora da sensibilidade à insulina, normalizando a ovulação da mulher.

Ainda, tende a melhorar a qualidade do esperma. Outro ganho relacionado à redução estomacal é a diminuição das chances de mulheres que querem engravidar sofrerem aborto espontâneo.

3. Ajuda a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer

A obesidade também pode ser uma das causas de alguns tipos de câncer. Sabe-se que o excesso de gordura abdominal se relaciona ao aumento ou surgimento de diversos problemas, inclusive, oncológicos. 

O câncer de mama é um exemplo disso. A redução do tecido adiposo proporcionado pela cirurgia bariátrica ajuda a prevenir e a diagnosticar o problema, além de favorecer o seu tratamento.

Um estudo também associou o aumento do índice de massa corporal (IMC) ao surgimento de câncer de útero. Os pesquisadores concluíram que, entre mulheres que anteriormente sofriam com obesidade e que fizeram a cirurgia bariátrica, houve uma redução de até 81% no risco de câncer de útero – isso com a manutenção do peso adequado pós-procedimento. 

4. Melhora a autoestima e a disposição

A cirurgia bariátrica proporciona não apenas uma transformação física, mas também emocional e psicológica.

Quem se submete ao procedimento comumente tem um ganho de autoconfiança, mais disposição para buscar e aproveitar oportunidades laborais e de estudo e etc. O paciente sente-se mais ativo, com energia renovada, o que favorece a prática de exercícios físicos, incrementando ainda mais a disposição e a motivação diária.

5. Favorece melhoras nas relações sociais

Em muitos casos, quem sofre com obesidade tem dificuldade para iniciar e manter interações sociais, por diferentes razões, incluindo inseguranças com sua aparência ou mesmo dificuldades de locomoção e permanência em determinados espaços.

Após a cirurgia bariátrica, com a redução do peso excedente, a tendência é de que esse tipo de barreira seja minimizada e prejudique menos a vida do paciente. 

6. Melhora a qualidade do sono

A apneia é um problema registrado em 70% das pessoas obesas. Em obesos mórbidos, a incidência pode chegar a até 80%. E esse problema, naturalmente, causa queda na qualidade do sono do paciente. 

Após a cirurgia bariátrica, com a redução dos níveis de gordura em áreas como o pescoço e abdômen, tende-se a respirar melhor e a ter menos pressão sobre a barriga, o que favorece noites melhores de sono.

O que achou desses benefícios da cirurgia bariátrica? Para saber mais sobre o procedimento e seus impactos na vida do paciente, baixe gratuitamente o ebook que preparamos sobre o tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *