A importância da atividade física no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica

Não é apenas o resultado da cirurgia que faz a diferença, a cirurgia bariátrica exige uma mudança de vida e isso vale para o pré e pós-operatório. Sendo assim, alguns dos principais hábitos que precisam ser incluídos na nova rotina são as atividades físicas regulares e a reeducação alimentar.

Cerca de 10% dos pacientes que realizam a cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso. E algumas das principais causas de engordar é a alimentação desbalanceada e a falta de atividade física. Assim, conheça a importância de realizar atividades físicas no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA CIRURGIA BARIÁTRICA

Primeiramente é preciso conhecer os benefícios que a prática de atividade física proporciona ao indivíduo (com peso normal ou algum grau de obesidade):

  • Melhora os níveis de triglicerídeos, LDL-colesterol, HDL-colesterol;
  • Favorece a redução da pressão arterial;
  • Diminui a glicemia;
  • Melhora a circulação do sangue;
  • Fortalece a musculatura, as articulações;
  • Aumenta a flexibilidade do corpo;
  • Diminui as dores em diversas partes do corpo;
  • Melhora a qualidade da pele;
  • Combate o envelhecimento, pois durante a atividade a produção dos radicais livres diminui;
  • Melhora da energia, do sono e a diminuição de quadros ansiosos;
  • Reduz a gordura subcutânea e visceral;
  • Causa o aumento do metabolismo, favorecendo o emagrecimento saudável.

Dessa forma, a atividade física regular é importante e benéfica para todas as pessoas, ainda mais para aquelas que precisam realizar a cirurgia bariátrica. Afinal, sem a mudança de hábitos comportamentais o paciente não vai obter os resultados esperados.

A importância da atividade física no pré-operatório de cirurgia bariátrica

O pré-operatório de cirurgia bariátrica é muito importante para o sucesso do procedimento. Assim, o ideal é que o paciente inicie a sua preparação e atividades físicas no mínimo 12 semanas antes da operação.

A atividade física antes de operar garante mais resistência e energia para encarar o pós-operatório, onde já é esperado que as atividades não demorem muito para serem incluídas na rotina do paciente operado. Alguns médicos podem recomendar que o paciente emagreça antes da operação, nesses casos a atividade física também ajuda muito nesse processo.

O ideal é começar com calma e aumentar a intensidade dos exercícios físicos paulatinamente, sempre com o apoio e orientações de equipe transdisciplinar, do preparador físico e do médico que irá acompanhar você durante todo o processo de cirurgia bariátrica.

Atividades físicas recomendadas

Algumas das atividades físicas recomendadas no pré e pós-operatório são:

  • Caminhada;
  • Musculação;
  • Exercícios aeróbicos;
  • Exercícios funcionais;
  • Atividades aquáticas (natação/hidroginástica).

O preparador físico deve montar um plano de atividade física de curto e médio prazo, buscando sempre a evolução e aumento da intensidade com o tempo. Os treinos devem ser alterados periodicamente visando diferentes estímulos.

A importância da atividade física no pós-operatório da cirurgia bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, o paciente deve obter a liberação médica para voltar às atividades físicas. No mesmo dia cirúrgico já é esperado que o paciente se levante da cama hospitalar e faça pequenas e leves caminhadas nos corredores, sempre com o auxílio de um profissional da saúde. Nos dias seguintes, as caminhadas devem ser evolutivas. Exercícios com carga moderada e sem impactos substanciais aos músculos abdominais estão liberados com 30 dias. Caso a sua cirurgia não tenha sido realizada com acesso vídeo-laparoscópico converse com seu médico.

Os exercícios durante essa fase são essenciais no processo de emagrecimento, no controle da ansiedade e estresse, e no sucesso dos resultados. Além disso, atividade física contribui para ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Contudo, outros pontos também são importantes nessa fase, como o acompanhamento médico, a alimentação saudável e a dedicação para mudar seus hábitos de vida.

 

Quer saber mais sobre a preparação para a Cirurgia Bariátrica? Confira o Guia completo que preparamos. Clique aqui e baixe gratuitamente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *