5 pontos de atenção para evitar o reganho de peso após cirurgia bariátrica

5 pontos de atenção para evitar o reganho de peso após cirurgia bariátrica

Conheça os aspectos-chave mais importantes para evitar o reganho de peso e fazer com que os resultados obtidos com sua cirurgia bariátrica sejam contínuos e duradouros

A luta contra o excesso de peso e seus impactos na saúde é, por vezes, desgastante e desafiadora. Uma das formas mais eficientes de controlar a obesidade e doenças associadas é a cirurgia bariátrica.

No entanto, é fundamental ter em mente que a cirurgia bariátrica é uma ferramenta, não uma “varinha mágica”, que, uma vez apontada para o problema, faz com que ele desapareça de modo definitivo.

Isso quer dizer que o procedimento cirúrgico, por si só, não é uma solução permanente para a obesidade. A bariátrica é uma eficiente ferramenta para perder peso, mas o paciente é o protagonista desta história e o maior responsável pela adoção de novos hábitos e melhora de sua qualidade de vida. 

Contudo, sabemos das mudanças que a cirurgia bariátrica envolve, das dificuldades que precisam ser superadas e das rotinas saudáveis necessárias  para o sucesso do tratamento. Para tanto, é imprescindível o envolvimento do paciente, da família e o acompanhamento especializado da equipe profissional transdisciplinar. Sem o comprometimento com as transformações e apoio necessários, poderá ocorrer reganho de peso.

Continue a leitura para compreender mais sobre aspectos-chave para evitar esse cenário e fazer com que os resultados obtidos com a sua cirurgia bariátrica sejam contínuos e duradouros.

Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica?

Se você realizou uma cirurgia bariátrica recentemente ou está se preparando para submeter-se ao procedimento, saiba que a sua participação ativa é fundamental para o sucesso do tratamento.

Sua vida irá mudar consideravelmente a partir da bariátrica, mas para conseguir – e manter – os resultados conquistados será importante:

1. Seguir as orientações da equipe transdisciplinar

A cirurgia bariátrica é apenas um item na caixa de ferramentas para o sucesso da perda de peso em longo prazo. O compromisso do paciente com uma mudança permanente no estilo de vida é uma necessidade. Trabalhar ao lado de uma equipe de especialistas pode ajudá-la a realizar e manter as adequações ao seu novo estilo de vida.

O apoio da equipe transdisciplinar será fundamental para manter sua motivação e comprometimento, para monitorar progresso e necessidades de adequações na rotina e para garantir que está tudo certo com sua saúde no pós-operatório.

Todo esse cuidado é importante para que o paciente sinta-se amparado, apoiado e tenha todo o suporte para evitar o reganho de peso e o reaparecimento de doenças associadas à obesidade.

 

2. Compreender os fatores emocionais que levam ao consumo de alimentos em excesso

Muitos pacientes que decidem passar pela cirurgia bariátrica têm uma relação complicada com a alimentação. Alguns usam a comida como um mecanismo de escape ou mesmo enfrentamento de problemas, ao invés de uma fonte de energia e nutrição.

A alimentação emocional, com calorias vazias, é uma das razões que levam ao reganho de peso. Tenha em mente que situações de descontrole emocional e compulsão não são eliminadas na mesa cirúrgica. 

Sendo assim, após a cirurgia bariátrica, é fundamental que o paciente reconecte sua mente e compreenda os fatores que os levam a utilizar a alimentação como forma de compensação de suas ansiedades e angústias por meio de apoio profissional.

 


3. Praticar regularmente atividades físicas

Incorporar uma rotina de atividades físicas ao seu estilo de vida irá ajudar a minimizar as chances de reganho de peso e levar a um estilo de vida mais saudável.

Afinal, o exercício físico é de grande importância na construção muscular e manutenção do peso após a cirurgia bariátrica.

Definir metas atingíveis é fundamental para construir consistência e criar o hábito. Isso deverá ser feito com o apoio e acompanhamento de um profissional especializado.

 

4. Cuidar da rotina de alimentação e suplementação

A orientação nutricional permitirá que pacientes bariátricos consumam alimentos adequados em cada fase do tratamento. A cirurgia bariátrica promove certa limitação na ingestão e absorção de diferentes nutrientes, por isso, o risco de desenvolver deficiências nutricionais torna-se ainda maior. 

Uma dieta balanceada contendo proteínas magras, vegetais, frutas, laticínios com baixo teor de gordura e suplementos de vitaminas e minerais, deve ser promovida conforme indicação da equipe de nutrição clínica.

O acompanhamento transdisciplinar após a bariátrica será fundamental para evitar o reganho de peso e o surgimento de doenças relacionadas a eventual déficit nutricional, que podem se instaurar a partir do não cumprimento das recomendações.

Ademais, humor, concentração e até libido também podem sofrer com a falta de vitaminas após a cirurgia bariátrica e isso pode ser gatilho para deslizes na alimentação e para flexibilizações demasiadas no novo estilo de vida. Tudo isso contribui para que aconteça um novo ganho de peso.

 

5. Manter o foco no sucesso do tratamento em cada uma de suas fases

Você tomou uma grande decisão de se submeter à cirurgia bariátrica para perder peso e ter mais qualidade de vida. Agora, é importante que você siga as orientações da equipe transdisciplinar para conquistar e manter os resultados  desejados.

O sucesso do seu tratamento ocorre com disciplina e dedicação ao longo das etapas demandadas. Para garantir a motivação para isso, respeite o seu tempo e caminhe de forma gradativa, sem desvios. Saiba que a chave para o sucesso é envolver-se em atividades, comportamentos e rotinas que resgatem os seus objetivos de saúde e apoiem seu novo estilo de vida. Lembre-se de que as consultas pós-operatórias são essenciais para ajudar os pacientes a permanecerem no caminho certo!

 

Continue acompanhando as publicações do Instituto Médico Sallet em nossas redes sociais e saiba mais sobre como manter uma vida saudável em nosso blog.

2 comments on “5 pontos de atenção para evitar o reganho de peso após cirurgia bariátrica

  1. Gostaria muito de retornar o acompanhamento , só fui atendida por um ano. Sofri um acidente e fiz 4 cirurgias após e entrei depressão, mas infelizmente meu convênio Economus não atendia mais. E sinto muito a falta do acompanhamento da equipe. Obrigada!

  2. Boa tarde, Alzeni.

    Tudo bom?

    A senhora pode entrar em contato com nossa equipe para consultar a possiblidade de atendimento via convênio ou as condições para o acompanhamento particular através do número (11) 3046-9393 ou no endereço Rua Gomes de Carvalho, 1510 (ao lado do Shopping Vila Olímpia).

    Será um prazer te receber novamente!

    Atenciosamente,
    Equipe de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *