Qual é o tempo de preparação para a cirurgia bariátrica?

Qual é o tempo de preparação para a cirurgia bariátrica? | Sallet

Como qualquer outro procedimento cirúrgico, para a realização da cirurgia bariátrica, é necessária uma preparação específica. Mas nesse caso, os cuidados devem ser ainda maiores, não apenas pela complexidade da cirurgia, como também para que o paciente possa se beneficiar de todas as vantagens que ela pode trazer para sua saúde e seu bem-estar.

No entanto, muitos se perguntam como é esse processo e o período de preparação demandado para a realização da cirurgia bariátrica. Por isso, no artigo de hoje, falaremos mais sobre essas questões. Acompanhe a seguir.

A recomendação para a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica consiste em técnicas científicas voltadas para a redução do estômago e, consequentemente, para a perda de peso do paciente, além de reduzir a mortalidade e atuar no controle ou na cura de doenças associadas à obesidade.

Vale ressaltar que a cirurgia bariátrica só é realizada após outras tentativas ineficazes de tratamento ou quando o excesso de peso traz riscos comprovados à saúde do paciente.

Desse modo, a partir do momento em que o procedimento é indicado pelo especialista, é necessário iniciar um acompanhamento médico, com equipe transdisciplinar. Isso é importante para preparar o paciente de modo integral para o procedimento, envolvendo nesse escopo uma bateria de exames, mudança de hábitos, dietas, acompanhamento psicológico, etc.

Preparação para a cirurgia bariátrica

A preparação para a realização do procedimento é composta por uma série de ações e recomendações. Fazem parte delas:

  • Passo 1: o primeiro passo para realizar a cirurgia bariátrica é o paciente decidir procurar ajuda médica para informações sobre o procedimento.
  • Passo 2: nas primeiras consultas, o especialista fará uma avaliação, com base no peso, nas doenças associadas à obesidade, no histórico familiar, nos exames e em outras condições para se certificar de que o paciente poderá ser encaminhado para o procedimento cirúrgico. 
  • Passo 3: caso o paciente esteja dentro dos critérios para a realização da cirurgia, o especialista irá encaminhá-lo para acompanhamento com uma equipe transdisciplinar, o que envolve nutricionista, endocrinologista, psicólogo e outros especialistas. Essa etapa de avaliações com áreas especializadas pode durar alguns meses, geralmente se encerrando em 90 dias.
  • Passo 4: depois de ter todos os laudos dos exames em mãos e a autorização da equipe transdisciplinar é hora de se preparar para uma nova rotina e para a mudança de hábitos.
  • Passo 5: cuidar da alimentação no período pré-operatório é fundamental, já que é importante que o paciente perca 10% do seu peso antes da cirurgia. O nutricionista é quem vai determinar como diminuir o peso sem perder nutrientes importantes para o funcionamento do corpo.
  • Passo 6: álcool e tabaco devem ser evitados, a fim de diminuir as chances de complicações durante o procedimento, para evitar gastrites e úlceras e para contribuir para melhorar a cicatrização. Essas etapas de adaptação variam bastante de tempo, conforme o caso do paciente.
  • Passo 7: outras questões e hábitos como caminhadas, mais horas de sono, apoio da família, etc., são fundamentais nesta etapa.
  • Passo 8: Por fim, depois de tudo certo, o paciente deverá passar por uma consulta pré-anestésica para que o médico reveja os exames e a avaliação clínica já realizada. Essa consulta tem a finalidade de prevenir quaisquer problemas durante a cirurgia.

Vale lembrar de que é extremamente importante procurar um bom cirurgião, conhecer o seu histórico e, principalmente, avaliar se você se sente seguro para a realização da cirurgia bariátrica com o especialista e sua equipe.

Conhecer e ter afinidade e confiança em toda a equipe transdisciplinar também é primordial para sanar as dúvidas, diminuir a ansiedade e garantir mais segurança para realizar a cirurgia.

Quer saber mais sobre os cuidados antes da operação? Então, baixe gratuitamente nosso guia pré-operatório.

2 comments on “Qual é o tempo de preparação para a cirurgia bariátrica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *