Por que é tão difícil perder peso?

por que e tao dificil perder peso

Na teoria, perder peso é uma tarefa simples. Basta corrigir hábitos alimentares ruins, inserindo novos e mais saudáveis, e se exercitar com mais frequência. Estímulos para ter uma vida mais saudável e um corpo magro e dentro dos padrões estéticos de beleza nos são dados todos os dias, mas quando pensamos em colocar essa teoria em prática as coisas se tornam muito difíceis.

A rotina corrida e agitada que muitas pessoas enfrentam, torna muito complicado conseguir se alimentar de maneira adequada, as comodidades e confortos da tecnologia e da vida atual tornam os exercícios físicos menos frequentes e desinteressantes. A alimentação saudável, dependendo da situação, muitas vezes não é tão acessível assim, porém, se torna possível quando se tem boa vontade e disposição.

Emagrecer exige muita disciplina e dedicação, mas, mais que isso, exige a compreensão de que não se trata de mágica, e sim de um processo de aprendizagem, criação de novos hábitos e de muita paciência. Ela não acontece de uma hora pra outra, requer tempo e esforço diário.

É preciso que exista a consciência de que o processo precisa ser adequado, evitando tratamentos arriscados, que promovem a perda de peso muito rápida, levando junto a sua saúde. O emagrecimento precisa ser consequência da adoção de uma rotina mais regrada, leve e saudável.

 

Hábitos que devem ser alterados para perder peso

De fato, é difícil perder peso, especialmente quando se inflige prazos absurdos ou dietas complicadas, muito restritivas ou mesmo, repleta de alimentos que não agradam ao paladar.

Parecerá um tanto estranho, mas, o mais indicado não é fazer uma dieta e sim alterar os maus hábitos, repetidos diariamente. E acredite, para isso é preciso apenas que se tenha um pouco de paciência e muito empenho. Entre esses hábitos ruins, os que merecem ser sempre comentados (e reforçados) são:

 

por que e tao dificil perder peso Instituto Medicina Sallet

  1. Beba água

Certamente soará repetitivo, mas, esse é um dos passos mais essenciais para quem deseja ter uma vida mais saudável. A água é fundamental para o bom funcionamento geral do corpo humano, se você ingerir a quantidade certa de água por dia, maiores serão suas chances de bons resultados tanto no emagrecimento, quanto na melhora da sua saúde.

  1. Coma em menores quantidades e maior frequência

Esse é outro hábito que merece investimento. Muitas pessoas fazem apenas uma ou duas refeições por dia, quando o correto seria adequar a quantidade de alimento ingerido ao longo do dia. Quando se cria o hábito de fazer poucas refeições ao dia, o organismo compreende que há uma escassez de alimentos e começa a lhe fazer acreditar que precisa comer muito quando for se alimentar, para que ele possa criar reservas, a fim de garantir o funcionamento do seu corpo e a preservação da vida. Esse pode ser um dos principais fatores da obesidade.

  1. Ingerir alimentos mais nutritivos

Nosso organismo necessita de uma série de nutrientes, vitaminas e minerais para se manter saudável e com um bom funcionamento. Quando somos privados, ou nos privamos da ingestão dessas substâncias, algumas funções são prejudicadas como, por exemplo, a produção hormonal, a função digestiva, etc. Essas alterações podem acarretar um ganho de peso considerável e uma maior dificuldade de emagrecimento.

  1. Elimine crenças alimentares

Os alimentos gordurosos promovem uma sensação de prazer, e nos fazem acreditar que apenas eles são gostosos. Isso não é verdade, existem muitos alimentos saudáveis e com baixos índices calóricos que são extremamente saborosos. Comece a testar receitas novas, experimente sabores diferentes. Habitue-se a sentir o gosto dos alimentos e não apenas dos açúcares e gorduras.

  1. Evite o sedentarismo

Os dias cada vez mais corridos e cheios de atribulações nos fazem desanimar da procura de atividades físicas. E não exercitar o corpo, faz com que hormônios como o cortisol sejam produzidos em maiores quantidades. Esse hormônio em questão, conhecido como o “hormônio do estresse” faz com que a ansiedade se instale, promove o surgimento (ou agravamento) da depressão e impede a produção da serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”. Por isso, qualquer atividade física é bem-vinda, mesmo que seja apenas 30 minutos de caminhada 2 vezes por semana.

  1. Não tenha pressa

Não tente emagrecer muitos quilos em pouco tempo. Essa é uma das atitudes mais nocivas que podem ser tomadas. É possível que você consiga, privando-se de muitas situações, ou se reduzir muito sua ingestão alimentar, e coisas do tipo. Mas, assim que sua meta for alcançada, você relaxará e voltará a comer e viver como antes, engordando tudo de novo. O efeito sanfona é absolutamente prejudicial à saúde. O mais indicado é que o emagrecimento seja lento e progressivo, para que seus resultados sejam permanentes.

  1. Procure ajuda médica

Iniciar um processo de mudança de hábitos sem um aconselhamento médico pode ser muito complicado, e até mesmo perigoso. Se você puder contar com a ajuda de profissionais especializados não será tão difícil perder peso. Por isso, sempre recomendamos que você procure profissionais capacitados e especialistas em emagrecimento saudável, com certeza eles lhe ajudarão a encontrar o caminho mais adequado para a perda de peso com saúde.

 

Você sabe qual é o seu IMC (Índice de Massa Corporal)? Clique aqui, faça o teste gratuito e descubra sua classificação.

 

Esses são os principais passos a serem seguidos por quem deseja emagrecer e se manter magro. De fato, pode ser bem difícil perder peso, mas, não se trata de uma tarefa impossível. É preciso apenas que exista uma boa orientação e muita força de vontade. Aliando esses dois fatores, e evitando a pressa, perder peso será garantido.

Não desista de tentar melhorar a sua qualidade de vida, ela é importante para você!

Gostou desse artigo? Confira também “6 mitos e verdades sobre o emagrecimento”.

Compartilhe com outras pessoas esse conteúdo e ajude a promover hábitos saudáveis!