Orientação de Atividade Física

Sabe-se que exercícios físicos apresentam benefícios como aumento do metabolismo de repouso e redução da gordura subcutânea e visceral; aumento do tônus muscular e fortalecimento de articulações; melhoria do perfil lipídico; redução da pressão arterial e glicemia; melhoria do sono entre outros.

Em pré-operatório de cirurgia bariátrica a prática de exercícios físicos é uma das medidas preventivas que visa preparar o paciente de forma física, mental e comportamental para uma boa intervenção cirúrgica. É necessário que o paciente realize exercícios aeróbios, de flexibilidade e musculação com regularidade de dias e horários específicos para que essa rotina vire um habito e seja reproduzida na fase pós-cirúrgica.

O processo de adaptação física é lento e deve acontecer de forma gradativa, o que exige paciência e disciplina.

Dessa forma, é importante salientar que o exercício físico deve ser realizado por um período mínimo de 12 semanas antes da cirurgia tendo em vista que é durante essa fase preparatória que acontece a incorporação de um novo estilo de vida.

No pós-operatório é importante destacar e combater as possíveis comorbidades físicas que podem acometer o paciente operado, tais como: flacidez, envelhecimento precoce, hipotonias posturais, retenção de líquidos e outros. Como via de regra, orienta-se que o paciente realize atividades leves com durações variadas de 5 a 15 minutos, 07 dias após o procedimento cirúrgico. E após 30 a 40 dias já se faz necessária a incorporação de trabalhos com pesos.

Precisamos considerar alguns pontos importantes:

  • Antes de iniciar qualquer atividade física é recomendável realizar exames de função cardiovascular e uma avaliação física completa para identificar possíveis limitações fisiológicas e/ou mecânicas
  • Lembrar que não existe a atividade física ideal para o emagrecimento. Os exercícios que promovem maior oxidação de gorduras são aqueles onde se suporta uma intensidade por mais tempo.
  • Realizar exercícios supervisionados, sempre respeitando as individualidades e limitações de cada paciente.